domingo, 31 de janeiro de 2010

É PRECISO REIMPLANTAR A REPÚBLICA OU,ELA E OS BICHOS

Esta,"Ardea cinerea",escorraçada,a tiro pelos carrrascos,do seu habitat natural,vem ter comigo como que a pedir protecção.Está poisada no tanque de rega da hortita biológica,talvez em busca de alguma rã para matar a fome.
Apareceu,pontualmente,em Janeiro.É a,"Nymphalis polychloros".

É mais um "ignoro".Aqui fica para os amigos dos répteis e anfíbios nos ajudarem,se puderem.
Claro,é preciso reimplantar a república.Esta nasceu demasiado nobre.Cheia de baronetes com tiques de lord.Nunca se libertou da ditadura de Afonso Costa,ou do partido dele.Manteve no poder os mesmos apelidos.
Comemorar os 100 anos.
Comemorar o quê?
Se alguém tem motivos para comemorar não é o povo concerteza.
É preciso reimplantá-la,já.
mário.
Post scriptum-Mais Afonsos?Não,obrigado.



terça-feira, 26 de janeiro de 2010

ANDADEIRA E CACOS

É a pedra andadeira de um moinho manual.Foi encontrada pelo distinto arqueólogo Nelson Rebanda,e amigo de longa data,junto às fragas do cimo da quinta onde parece ter havido cavernas habitadas.
Os moinhos manuais desapareceram há cerca de 5000 anos.Tudo indica ter sido este local habitado desde há muitos milhares de anos.
Da época romana há muitos vestígios.Deixo aqui estes dois fraguementos de telha romana ou "tegulae"
Mas há muitos,"cacos",sobretudo de recipientes.Só escavações os poderão datar.

Julgamos,eu e a companheira ela sim com formação na área, ser um raspador.Da idade da pedra encontram-se muitos objectos.Pese embora a quinta ter muitos muros de suporte de terras.Para a construção deve ter sido destruida muita coisa.
A fotografia da lagareta romana ficará para uma próxima.O blogue,cheio de personalidade e teimoso,só me deixou carregar três fotografias.
Vou mostrando os registos já feitos,enquanto a época de perseguição,tortura e morte autorizada dos animais não termina.
Observamos hoje uma borboleta diurna "Nymphalis polychloros".Bem sempre visitar-nos em Janeiro.Ainda está o registo na máquina.Fica para a próxima mensagem.
mário
Post scriptum-Afinal sempre conseguiram repartir o queijo.
Não será para os que trabalham.Isso já disseram.


sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

CICATRIZANDO , QUE FERIDAS?

É hoje,dia 22 de Janeiro do ano da graça de 2010,pelas 22 horas,no Café Concerto do Teatro Municipal da Guarda,a apresentação do disco de AMÉRICO RODRIGUES-ACÇÃO POÉTICA E SONORA,CICATRIZANDO.
Lá estaremos.Apraz-nos e honra-nos o convite do autor.
Neste mundo da cultura,e não só,onde as feridas e golpes são profundos,já lá não vai com mercúrio e água oxigenada,é preciso coser alguns,golpes é claro.
Chagas tão profundas,para sararem,necessitam de ser bem abertas,lavadas,desinfectadas,bem cosidas e acompanhadas para cicatrizarem bem.Sem isso podem curar em falso.
Um abraço de felicitação.
A mensagem anterior foi,em parte,escrita lembrando o Cicatrizando.

Este par de Garça-real,"Ardea cinerea",julgo,tem vindo visitar o Vale,talvez à procura de lugar para nidificar.Voa sobre o Mondego,rio abaixo,rio acima.

Como ainda continua a época da chacina autorisada,depressa é escorraçado.Eles bem tentam poisar à beira-rio.
Agradeço as honrarias,que não mereço,do Bicho-carpinteiro.Servirão para tentar fazer melhor,bem como todos os incentivos que tenho recebido.
mário
Post scriptum-Lá continuam todos de volta do queijo.Espero não venham roubar-nos o da serra.


quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

MÚSICA,DANÇA E AVES

Este é um,"Carduelis carduelis",vulgo Pintassilgo.Foi uma das aves mais apanhada,em todo o tipo de armadilhas,para fechar em gaiolas.Quando apareceram os comerciantes,com redes e colas,quase o levaram à extinção.
Hoje,felizmente,é proibido.É ímpar,quer no gorjeio,quer no trinado.O canto não é,por isso repetitivo.Consegue imitar algumas outras aves.Também,entre eles,há variações.É a natureza a surpreender-nos.Às vezes,sobretudo no cio,dança a cantar.Também já não me diverte o Lago dos Cisnes.Vou preferindo o que fazem aqueles escorraçados,até da dita fundação tão cultural.Se calhar a fundação é,os administradores é que não são.
Por isso,e não só,gosto tanto de Messian.Inspira-se ali.Não alinhou em facilitismos,nem em receitas de sucesso.Sim,hoje há receitas já testadas e prontas a servir,é só ter uma boa promoção.Tanto na dita erudita,como na dita popular.Há temas e acordes que nunca falham,mais notita aqui,menos notita ali.Parecem,sempre,Pintassilgos engaiolados.Ás vezes até são composições agradáveis.Nunca dão é uma boa conversa no fim.Deixo aqui um atalho para "Dolente" de J. Camilo,roubado no blogue do autor,agradecido, "nada.niente".

Este Pintassilgo ofereço à autora do excelente "Bicho-carpinteiro".



Esta planta,fotografada no Vale do Mondego-Fundação Trepadeira Azul,não conseguimos ainda identificar.Aqui fica com o pedido aos especialistas.
mário
Post scriptum-Mais do mesmo?não obrigado.Queijo?sempre preferi o da serra.


segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

TMG - METAMORFOSES E UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA

O Teatro Municipal de Guarda,sempre ele,e Américo Rodrigues honraram-nos com o convite para participar numa tertúlia sobre as prendas culturais recebidas neste Natal.Foi um gosto.Permitiu-nos conhecer pessoalmente alguns amigos da "blogoesfera".Todos mostraram prendas interessantes e culturalmente abrangentes.AO TEATRO MUNICIPAL DA GUARDA,não é preciso agradecer,porque estamos sempre gratos.
A nós permitiu-nos divulgar o livro,sobre borboletas claro,METAMORFOSE,de Pedro Pires e António Luís Campos.Com todo o entusiasmo e prazer.
É UM TRABALHO TÉCNICO EXCELENTE.
FEITO PELOS MELHORES ESPECIALISTAS.
ALGUMAS IMAGENS FORAM RECOLHIDAS NA QUINTA DA FUNDAÇÃO TREPADEIRA AZUL.
PEDRO PIRES É UM BOM AMIGO.ATURA-NOS NA IDENTIFICAÇÃO DE ALGUNS EXEMPLARES QUE AQUI VAMOS RECOLHENDO,EM IMAGEM CLARO.
É AINDA UM TRABALHO ÚNICO E INOVADOR.
Ofereceu-no-lo,pelo Natal,com dedicatória e tudo.
Ainda nos foi possível divulgar uma prenda de Natal recebida da UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA,Júlio de Mesquita Filho.
Esta universidade brasileira convidou-nos para participar na XVII SEMANA DA BIOLOGIA,com a oferta de 250 sementes de Quercus pyrenaica,colhidas nos nossos Carvalhos Negrais.
O logótipo da fundação será divulgado no cartaz,site e uniforme da comissão.E,com ele,o Vale do Mondego,a Guarda,a região e o país.
É uma satisfação que aqui queremos agradecer publicamente,à universidade e,também,à coordenadora da Semana da Biologia da UNESP de BAURU,Professora Doutora Letícia Gomes de Pontes.
Esta é a,"Menophra abruptaria". Já a tinhamos posto no blogue de asa aberta.Agora aqui fica de asas fechadas.Desde a nevada abrigou-se cá em casa e por aqui vai aparecendo,desta vez,mesmo na mesa de trabalho,a consultar,pensamos,os guias de fauna e flora espalhados por aí.
mário



sábado, 16 de janeiro de 2010

MANUEL ANTÓNIO PINA E O FALCÃO PEREGRINO

Esta magnífica ave foi fotografada,em 14-01-2010,cerca das 15 h,sobrevoando a quinta Stº. António,no Vale do Mondego.Pelo bigode característico,pelo tamanho e pela silhueta,julgamos ser o Falcão peregrino,"Falco peregrinus".Como curiosidade,esta ave pode atingir,em vôo picado,mais de 300 Kms/hora.
É raro e tem,legalmente,um estatuto de protecção muito elevado-CITES I e anexo I da Directiva Aves.Era um par.Parecia em namoro e procurando lugar de nidificação.

Logo foi escorraçado a tiro.Mesmo estando na área do Parque Natural da Serra da Estrela/Rede Natura 2000.
As principais ameaças - PILHAGEM DOS NINHOS E CAÇA.
Sobre caça,com a devida vénia,deixamos aqui o texto publicado no JN por Manuel António Pina.
EDUCAÇÃO PARA A MORTE
A chamada Casa do Pessoal da RTP tem-se notabilizado pela sua particular vocação para espectáculos sangrentos que a própria estação, seguindo o seu não menos particular entendimento de serviço público, abundantemente promove, oferecendo com regularidade aos queridos telespectadores a "exquise" oportunidade de se divertirem como zulus assistindo à humilhação e sofrimento de animais a cargo de profissionais do género.Há quem chame "arte" a isso, como há quem chame "arte" a tudo e a um par de botas, incluindo a caluniada arte da morte. Mas só gente totalmente insensível vê beleza no binómio de Newton e na Vénus de Milo e não experimenta a mínima emoção estética vendo um touro agonizar babando-se em sangue ou o cadáver de um javali gloriosamente perseguido (como sucederá na "montaria" que a Casa do Pessoal da RTP organiza no próximo fim-de-semana) por 325 heróicos e "artísticos" caçadores mais 25 matilhas de cães. Daí que a Casa do Pessoal da RTP e a RTP se empenhem na "educação para a arte" dos 74% de portugueses que não gostam de touradas (nem, se calhar, de cadáveres de animais baleados).
APROVEITAMOS PARA LEMBRAR:
ESTÁ A DECORRER NA GUARDA O CICLO MANUEL ANTÓNIO PINA,DESDE HOJE,16 ATÉ 22 do corrente mês de Janeiro.
VER O PROGRAMA NO BLOGUE DO TEATRO MUNICIPAL DA GUARDA.
mário



quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

COVILHÃ - GUARDA E RABOS

Enquanto não acaba a época da chacina autorizada dos animais,vamos fotografando alguns visitantes da charquita ali na fraga.
Quando consegui,ontem,fotografar esta fêmea de Rabirruivo-preto,a ostentar o magnífico rabo ruivo,lembrei-me de provocar o desconhecido amigo,autor do excelente blogue "Cântaro zangado",José Amoreira e o seu lindo Rabirruivo.Logo desisti.
Com esta sanha de comparações,pouco amistosas,entre a Covilhã e a Guarda,ainda haveria alguém capaz de se lembrar de vir medir os rabos,dos Rabirruivo,claro,e as aves não têm culpa rigorosamente nenhuma.O bairrismo exacerbado só pode levar à cegueira e criar ódios onde deveria haver amizade e colaboração.
Não seria melhor cada cidade pensar no seu próprio desenvolvimento,com as características que tem,sem copiar ou invejar ninguém?
Ou quererão todos os da Covilhã vir viver para a Guarda e vice-versa?
Por mim fico-me por Belmonte.

E,indiferente a tanto desperdício de energias,lá continua a fêmea de Rabirruivo-preto a tomar o seu,dela,banho.

Aqui meia espantada,confundindo-me com algum "paparazi" e,ninguém tem o direito de incomodar,quem quer que seja,no banho,muito menos uma senhora e fotografando-lhe o rabo.
mário
Post scriptum-Tenho para ali também uns achados arqueológicos cá da quinta,uns cacos,umas pedras,umas tegulae (telhas romanas),etc. ficam para uma próxima.


segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

ARISTÓTELES,IGNORANTES E VELHACOS

É um abrigo de pastor aqui na quinta Stº. António.Também por aqui me sento,às vezes,a pensar aguardando algum animal que queira posar para nós.Ainda por aqui havemos de fazer escavações para o datar e ver o que aparece.Aguardamos disponibilidade de quem possa,connosco,levar a cabo a tarefa.

São ninhos de Andorinha das rochas.Abandonados há já dois anos.Esperamos que possam voltar.


Todos os animais vão sendo daqui enxotados pelos carrascos.Durante mais de meio ano (15 de Agosto a fins de Fevereiro) é praticamente impossível fazer registos fotográficos.Tiros por todos os cantos.
Sábado,tinhamos individuos de armas aperradas a menos de 70 metros de casa!(medidos pelo telémetro da máquina fotográfica).
Domingo,quando tentamos registar um pequeno bando de Abibes,raramente aparecem aqui pelo Vale,havia individuos acoitados aqui no meio das casas.
Nevava intensamente.Uns quantos fulanos aproveitavam o frio e,como as desgraçadas aves estavam,engaranhadas,enregeladas a tentar abrigar-se,matavam-nas cobardemente à traição!
TUDO ISTO NO PARQUE NATURAL DA SERRA DA ESTRELA/REDE NATURA 2000!
É proibido?Claro.Mas,aqui só há duas leis,a das armas e a dos caciques que por aí vão gritando.-BORBOLETAS E PASSARADA É PARA MATAR TUDO!
São estes os gestores,encarregues pelo Estado,de uma parte dos recursos naturais das ditas ÁREAS PROTEGIDAS!
Parece termos voltado à democracia definida por Aristóteles,cito de memória e em tradução livre "A política não é para os sábios e bondosos é para os ignorantes e velhacos".

Mesmo assim,hoje,ainda conseguimos observar esta.Julgamos ser um Açor,"Accipiter gentilis".Também para onde podem ir?É aqui o habitat delas.
Dizia-nos um ex-inveterado caçador:-Sabe,deixei de caçar por um lado,porque já não sou capaz de matar e comer os animais depois de os observar melhor,são tão lindos vivos,por outro lado porque tinha medo,pareciam algozes alucinados a tentar matar o último animal no último esconderijo,atiravam em tudo o que mexia,quase sem olhar.
Para quando uma nação culta?
mário



quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

METAMORFOSE

Acabado de sair do prelo (agora será algo mais moderno)recebemos,do nosso bom amigo Pedro Pires a obra METAMORFOSE.
Como se adivinha,é um trabalho científico com excelentes fotografias,algumas com pormenores totalmente novos,e explicações do especialista.
Interessa ao público em geral,hoje já poucos são a ignorar a necessidade de preservar a natureza,às escolas mas também,dada a qualidade científica,aos especialistas.

Registamos penhoradamente o agradecimento.Está ao invés.Nós é que agradecemos.
A Fundação Trepadeira Azul pela oportunidade de prosseguir no cumprimento do seu primeiro objecto em tão distinta companhia -preservar a natureza.
Eu próprio por poder acompanhar,com curiosidade,a observação,identificação e fotografia dos muitos lepidópteros que nos quiseram fazer companhia,mas também a amizade e ajuda do autor.
Tem sido Pedro Pires o incomodado para identificar as borboletas nocturnas que vamos registando.
Para poderem imaginar o trabalho,dedicação,paciência e saber postos nesta obra deixamos um pequeno exemplo:
Depois de terminar o dia de trabalho,em Coimbra,Pedro Pires dirigia-se aqui ao Vale do Mondego,junto a Guarda.
Chegava ao entardecer.Montava-se o equipamento.Uma lâmpada de mercurio,montada em cavalete próprio,um pano branco e umas quantas caixas e abrigos para as borboletas que iam chegando.
Depois de uma frugal merendita,instalava-se a mesa de fotografia científica com os quatro ou cinco flash e uma base para cenário.Colocada a macro,lá para a meia-noite,dava-se início à sessão de fotos.
É tão entusiasmante.Raramente davamos conta de já ter nascido o Sol.
Apareciam e eram fotografadas mais de cem espécies por noitada.

Desejamos todo o sucesso,aos autores e à obra.

Esperamos,também,sirva para alertar para a preservação da natureza em geral,e das borboletas do Vale do mondego e seu habitat em particular.
mário


segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

HOT CLUBE E TRINCA-PINHÃO

É um Bico grossudo,também conhecido por Trinca-pinhão,"Coccothraustes coccothraustes",é o nome científico.Estava à espera de conseguir uma foto melhor.Esta foi feita através do vidro do "invernário" e a nevar,como sempre com a máquina sem tripé.

Como não tenho fotografia da fénix,deixo aqui o Trinca-pinhão,para ilustrar o desejo de total recuperação do HOT CLUBE DE PORTUGAL,depois do incêndio no prédio da Praça da Alegria,onde estava instalado.Sempre lhe chamamos Hot Clube de Jazz mas não,jazz era palavra maldita,não podia usar-se,por isso criaram uma associação cultural e recreativa.Foi por lá a nossa iniciação aos Espirituais Negros.Por lá passávamos os tempos de lazer.Moramos quase em frente,do outro lado da praça,por cima da esquadra da PSP.
Ouvimos,também por isso,com desgosto a notícia do incêndio.
Um turbilhão de recordações.
Aquele dia de 62 ou 63,vinha da Boa Hora,raio de nome para dar a um tribunal,a caminho da 4ª Vara no Príncipe Real,acompanhado pelo Delegado do MP Faria e Sousa,oriundo da Guarda,julgo,quando,ao dobrar a esquina da Avdª. da Liberdade para a Praça da Alegria,somos interpelados por um fulano de metralhadora em punho,aperrada,plantado à nossa frente.O Dr. Faria e Sousa,com o seu ar pachorrento e muito calmo,volta-se para o individuo e pergunta:-Olá,então já começou a caça?
Isto foi depois do célebre grito no cinema ali aos Restauradores.





Estes dois frutos de Medronheiro,"Arbustus unedo",servem para ilustrar a diferença entre dois arbustos.Um fruto é,como vulgarmente,redondo achatado,o outro oblongo.Srá alguma variante?


Esta beleza,"Lithodora prostrata",feita com a macro,é para alegrar o ano.
Está a começar com várias exposições já marcadas e muitas visitas de crianças já programadas(algumas para crianças com necessidades especiais).
Com a discussão do sexo da crise não queremos distrair-nos.
mário



sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

AS QUASE PASSAS E A BELEZA IGNORADA


Ficam,quase sempre,algumas uvas numa cepa aqui junto a casa,para deliciar pequenas aves durante a escassez do Inverno.Este Chapim azul,"Parus careuleus",está a saborear as,não sei quantas,passas.

Dia 29 (vinte e nove) de Dezembro do ano da graça de 2009 fotografamos esta nocturna,"Menophra abruptaria",identificada pelo especialista PEDRO PIRES.
Sim,também em pleno Inverno e a nevar,podem observar-se borboletas no Vale do Mondego.


Aqui está a beleza ignorada.Muito pequena,a voar parece de um azul bebé.É uma nocturna,pelas extraordinárias antenas em forma de pente.
Ainda não foi possível identificá-la.
Como prometido,voltando ao velhinho de mais de noventa anos,apanhando pauzitos na beira da estrada e carregando-os às costas para casa,enquanto outros estragam inutilmente numa euforia imbecil de esbanjar,incapazes de um gesto de solidariedade,nenhum dos pavões do poder tem o direito de lá estar,nenhum merece estátuas ou tabuletas douradas nas esquinas.
É o grito de ano novo.Pode ser parta alguns cacos velhos.
Esta organização social provou,ao longo de séculos,não ser capaz de resolver os problemas,nem sequer os primários.
mário