segunda-feira, 30 de abril de 2012

1º DE MAIO E SUBIDEIRA

 Existem duas espécies de "Subideiras",tão semelhantes que não me atrevo a arriscar,tanto mais jovens como estas.Aqui sem assumir a característica posição,como diz o nome,a subir.Têm movimentos parecidos com os dos ratos.
 Quando se desequilibra lá se apoia na cauda o apoio usado para trepar.
 E lá ia olhando,desconfiada mas firme,agarrando-se com unhas e dentes,bem,unhas e cauda,sem vacilar,ou ter medo.
 Mesmo em posições íngremes e muito difíceis.
 A sua posição característica.
Ainda não ficou convencido,hesita em ir à luta?
Aí está o incentivo.


VAMOS CELEBRAR O 1º DE MAIO GRITANDO,até que nos ouçam,EM FESTA.


mário

domingo, 29 de abril de 2012

CARTAXO E OS FILHOS

O Cartaxo lá continua a criar a ninhada.Com a chuva tardia as presas não abundam por isso até uma Bicha-cadela serve.
Apanha-a bem junto à cabeça porque possui duas potentes pinças,mas na extremidade da cauda,que podem causar algum dano.Este interessante insecto possui também asas,embora pequenas,permitem-lhe voar.

Hoje é Domingo,grande novidade,vem aí o 1º de Maio,não é?,por isso deixo aqui Eduardo Galeano,para despertar os dormentes.


mário

sexta-feira, 27 de abril de 2012

NAZIS

 Até as aves gritam e se revoltam,
 desconfiadas,mas lutadoras,elas sabem,a luta sempre foi de vida ou morte.
É um menir.Está próximo de Meda.
Um dos significados possíveis é a fecundidade,enterrado no solo,como um grande falo,fecundava-o.

                                                 *                                                           *
Os nazis,têm vários rostos mas,são todos iguais,quer seja em GUERNICA,ORADOUR-SUR-GLANE,Lisboa,Porto ou uma pequena aldeia do interior.


Hoje quero lembrar GUERNICA e,como não seria capaz de fazer nem sequer tão bem,fica aqui a homenagem aos mártires,todos,roubada ao excelente belogue QUATRO ALMAS.


Eles andam por aí,cada vez mais descarados e afoitos,é preciso e urgente corrê-los.
QUE O MENIR OS FECUNDE.

mário

quarta-feira, 25 de abril de 2012

REVOLUÇÃO

 Porque vi hoje tanto bandalho,daqueles que tudo fazem para destruir ABRIL,de cravo vermelho ao peito,ufanos na sua imbecilidade subserviente e arrogante,fica uma papoila.
Com tanta ameaça e provocação ainda teremos de ir comemorar a Espanha?
BONS VENTOS.
                   *                                                        *
Lembro-te.
Ergo-te acima da linha de fogo dos assassinos,
num abraço rubro,
forte,
sem empalidecer
como as vidas oferecidas.
Alto
como um desígnio
íngreme,
caminho de pedras de sangue
Sem vacilar
por ti e
por mim.


mário

terça-feira, 24 de abril de 2012

UM DIA DE ABRIL

                                                 Fotografia de Paula Pereira

Ontem foi um dia de Abril e para Abril.
Tive o prazer,a recompensa e a consolação de,a pedido da Escola de Vila Franca das Naves,poder conversar com alunos de três turmas.Um encanto,ver alunos atentos e interessados,fazer perguntas,conversar,sobre borboletas,aves,flora,biodiversidade,afinal sobre um rumo diferente para o mundo,uma vida melhor.
Um dia de Abril.
Vou continuar a conversar,com outros alunos,quinta-feira.


Ainda tive a excelente oportunidade de assistir,na FNAC em Viseu,ao lançamento do livro de poesia do amigo Américo Rodrigues "acidente poético fatal".
O ponto alto,a leitura de alguns poemas pelo autor.


Não,não vou misturar nenhum comentário às brutalidades que por aí andam.
Depois de tudo isto,essas alimárias ficam tão pequeninas,terão na história o lugar dos vermes.


Mas,porque amanhã é dia de comemorar a REVOLUÇÃO DOS CRAVOS,deixo um texto de um amigo:




Hiristos Anesti!
Hristos Vosskresse!
Hristos a Înviat!

E reafirmada esta certeza fundamental,





Ilustres e corajosos meninos e ilustres e corajosas meninas:

Acabo de ver o título do DN em cujos termos a PSP (!) prepara “tolerãncia zero”(!) para o 25 de Abril(!)... Imagine-se. Sugiro portanto que, imediatamente, se delibere sobre a tolerência zero face à PSP, face ao Sr. Ministro da Administração Interna e face ao sr. Presidente Rio, procedendo-se à notificação prévia, por comunicado público com cópia expedida a suas excelências por mail e correio.

Com efeito, a vacuidade moral de lumpen que tem caracterizado as recentes intervenções da PSP em Lisboa e no Porto faz vagamente lembrar a horda bárbara que os conservadores sabiam usar –à margem da intervenção institucional, todavia - durante as convulsões sociais alemãs do principio do século passado, como nos testemunha Jünger.

Ora, justamente, a uilização do lumpem é sempre repulsiva, mas a fusão dessa conduta com a pretensa respeitabilidade institucional, torna-se simplesmente intolerável.

É pois preciso recordar que em República não há dignidade superior à de cidadão e que os agentes devem a todo e qualquer cidadão a cortesia (protocolarmente e cerimonialmente) devida a oficiais superiores, estando circunscritos ao uso proporcionado da força no âmbito do cumprimento da Lei  -à qual todos os cidadãos estão vinculados como modo de obediência a si próprios – no quadro da absoluta impossibilidade (lógico-normativa) da subordinação pessoal de qualquer cidadão seja a quem for.

O quadro das agressões à bastonada de raparigas ou mulheres de costas, as agressões a ponta-pé a rapazes no chão (ou o disparo de tasers sobre pessoas caídas) a danificação de bens e equipamentos (máquinas fotográficas atiradas ao chão, por exemplo) são condutas que em bom rigor permitem a detenção em flagrante dos agentes policiais no local e a legítima defesa, compreendendo a legítima defesa de terceiro (para dizer o mínimo).

As condutas em referência também dão causa de pedir em acção de indemnização contra o Estado, contra os comandos e designadamente contra o Sr. Ministro da Administração Interna, a Direcção Nacional da PSP  e os funcionários e agentes directamente actuantes em tais distúrbios, se ocorrerem como (infelizmente) têm ocorrido.

A simples presença de forças em número exagerado corresponde a nosso modesto olhar a uso desproporcionado da força –ainda que só de forma intimidatória, sendo em todo o caso ilegítima qualquer intimidação quanto ao exercício de Direitos Fundamentais, como o de manifestação-   e essa presença, neste quadro já habitual de intervenção (suficientemente demonstrado pelas imagens televisivas difundidas e pelo depoimento escrito de jornalistas presentes), é o preliminar perfeito do que um “rigoroso inquérito” posterior virá a concuir ser “culpa” das vítimas. E nisso também não há nenhuma novidade – sublinhado que se faz no espírito da melhor colaboração - face à experiência quanto à estrutura argumentativa dos delinquentes em juízo criminal. É frequente que enunciem a convicção em cujos termos a culpa é das suas vítimas. (Na violação, na violência doméstica, na tortura, no proxenetismo, na burla, como no assédio moral, essa estrutura argumentativa é tão comum que já não impressiona ninguém e muito menos os advogados, procuradores e juízes).

Temos a noção do verdadeiro lirismo que seria contar com o  MP nestas matérias e nesta fase. Mas subsiste o Juiz Cível com a estricta obrigação de imparcialidade – e o procurador junto do Cível fará quanto entenda relativamente à prova aí produzida, porque não nos parece que, havendo crime, ele possa ser classificado como particular ou semi-público – subsiste também o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem. Isto não pode continuar a acontecer.

E o que mais nos faltava era que a PSP ousassse deixar sob intimidação prévia quem se prepara para reafirmar politicamente a queda da ditadura nacional-católica (que em muitos aspectos nos parece mais radical que os fascismos). Uma tal manifestação da polícia traduz nem a indigência intelectual e a desadequação radical da sua direcção face aos pressupostos jus filosóficos do sistema. Tal conduta institucional não é compatível com a democracia parlamentar, nem o voto expresso autoriza tal prática institucional (alheia a qualquer programa eleitoral votado).

Independentemente do facto da PSP ter como igreja oficial a Igreja Católica e de nesse âmbito não rarearem os nostálgicos, isto não é tolerável. Simplesmente.

Tal circunstância não admite, é certo, uma providência cautelar a exigir do Governo (e das suas forças policiais com frequente conduta de lumpen) o cumprimento estricto da Lei, porque isso é um pressuposto, hoje ridiculo e esvasiado de conteúdo útil, mas um pressuposto formal, não obstante. Resta-nos portanto assegurar que os responsáveis politicos e operacionais comparecerão em acção de indemnização se derem causa a danos cuja ressarcibilidade se torne necessária.

Isto é quanto decorre da Revolução Francesa, que propiciou a libertação da gleba aos Santos, aos Dias e aos Alves que com tanta frequencia integram os comandos policiais, os ministérios e até as magistraturas. De modo que carece de sentido pôr em causa esta estruturação normativa, sem que esses Dias, Alves e Santos se predisponham a regressar à gleba da qual os libertou a Revolução. Se é por isso que se batem, esses inteligentes dirigentes das “forças da ordem” (jamais concedendo), também a isso lhes diremos que não. Não aceitamos a ausência de direitos em razão da condição social do nascimento. Nem em relação a eles.   

Ficando isto dito, já se vê, com a renovada expressão do nosso mais afectuoso respeito (aliás tão conhecido que sobre a sua natureza e alcance se não admitem quaisquer dúvidas).



Façam isto, ou alguma coisa assim, sim? E contem comigo para a sequência.
Beijos e abraços conforme os usos"

SEM MEDO VAMOS LEMBRAR ABRIL E GRITAR A NOSSA REVOLTA.

mário

domingo, 22 de abril de 2012

CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO!


 Não,não gosto de gaiolas.
Esta Escrevedeira-de-garganta-preta canta,ou grita,em total liberdade.
 O Cartaxo é a companhia da horta,não tem qualquer receio de se aproximar,atento,à espera da refeição desenterrada na sacha.
 E ela aí está uma rosca.Vai levá-la aos filhotes.
Sempre gostei de ser camponês,compreendemo-nos bem.

Quando li nem podia acreditar.
Também já haverá por cá?
Ou gritamos agora,quando parece só afectar os emigrantes,ou,não tardará estamos lá todos.


A SOLIDARIEDADE DO NAZISMO.
AQUI

mário

quarta-feira, 18 de abril de 2012

"ANTHOCHARIS CARDAMINES"

Mais um exemplar que ainda não tinha registado no Vale do Mondêgo,a "Anthocharis cardamines",vulgarmente conhecida por Aurora.
É rara nesta altitude.
jà a tinha observado sem conseguir fotografá-la,é arisca.
Desta vez fui ajudado pelo vento,poisou e tentava segurar-se para não ser arrastada.
Alimenta-se nas cruciferas.


Aqui de asa fechada.



A natureza surpreende sempre,quanto mais os velhacos tentam destruir tudo,mais exemplares vão surgindo,talvez a fugir deles.

Quando o fascimo aparece,já sem vergonha nem rebuço,por aí,é necessário afirmar ABRIL.

Deixo o atalho para a petição a favor da construção de um monumento a José Afonso:

http://www.peticaopublica.com/?pi=P2012N23482

Para quem quer comprar produtos portugueses fica o atalho para uma músiquinha elucidativa:

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=BvanjY-nFo8
Além de acordarem abram os olhos,ou depois não se queixem.



mário

segunda-feira, 16 de abril de 2012

AMOR EM ABRIL

Não é o Pintarroxo a alimentar o filho.


É um casal lindo de Pintarroxos a namorar.




Abril é amor


também,


Abril há-de voltar


nem que seja em Maio,


pelo frio


em Dezembro,


Ao longe,já,como um ruído de tempestade,como um tornado,


um abraço,


Abril sempre volta.


Vamos ter aberta a porta.




A programação da Associação Abril, Festival dos Cravos.




mário




sexta-feira, 13 de abril de 2012

SELO-DE-SALOMÃO,"POLYGONATUM OFFICINALE"

O "Polygonatum officinale",vulgo selo-de-Salomão,é assim designado pela forma e disposição das flores,pendentes fazendo lembrar os antigos selos,ou sinetes,usados para certificar documentos,às vezes sobre lacre.Alguns eram colocados em mesa de anel para serem facilmente transportados e guardados à vista,evitando assim falsificações.

Para que as flores fiquem pendentes o caule da planta toma esta forma arqueada.



Este é o aspecto quando saem da terra.


* *

Com o título "Morram mais cedo a bem ou a mal" escreveu João José Cardoso excelente texto no blogue AVENTAR,que pode ler aqui,de onde extrai este belo naco,pedindo desculpa pela agressividade de linguagem mas já não há saco nem palavras acertadas para classificar tais atitudes:


" Só passou pela cabeça do FMI, que não é composto por pessoas, nem publica análises escritas por humanos. Sejamos rigorosos: o FMI é composto por filhosdaputa e vai parindo umas coisas escritas por animais irracionais. Não, não estou a delirar, está no El País."



Canalhas nojentos daqueles que salivam só de ouvir o apelido do dono,prontos a lamber seja o que for,cobardecos de ar solicito e subserviente,pulhas inveterados,todas as sociedades têm dessas excrecências excrementícias de ar fátuo e imbecil,mal,mal vai uma nação,ou o mundo,quando isso chega ao poder,ou perto dele.


São como a peste,ou se extirpa o mal ou contamina tudo.

mário

quarta-feira, 11 de abril de 2012

PELOS ANIMAIS




SÓ CARRASCOS SEM CORAÇÃO


PERSEGUEM , TORTURAM E MATAM


POR PRAZER E DIVERSÃO


TODOS PELOS ANIMAIS.


mário

terça-feira, 10 de abril de 2012

ABRIL,ABRIL E A FOME

Sobre esta enorme estrumeira nauseabunda em que se transformou o poder há-de abrir uma flor vermelha,uma papoila,ou um cravo de abril,nem que seja no solstício do Inverno.

Até o verdelhão está desconfiado.


* *

Não,não vou pôr link,vai mesmo o texto todo:



A POBREZA ENVERGONHADA


A FOME NAS ESCOLAS


"Ontem, uma mãe lavada em lágrimas veio ter comigo à porta da escola. Que não tinha um tostão em casa, ela e o marido estão desempregados e, até ao fim domês, tem 2 litros de leite e meia dúzia de batatas para dar aos dois filhos.Acontece que o mais velho é meu aluno. Anda no 7.º ano, tem 12 anos mas,pela estrutura física, dir-se-ia que não tem mais de 10. Como é óbvio,fiquei chocado. Ainda lhe disse que não sou o Director de Turma do miúdo e que não podia fazer nada, a não ser alertar quem de direito, mas ela também não queria nada a não ser desabafar.De vez em quando, dão-lhe dois ou três pães na padaria lá da beira, que ela distribui conforme pode para que os miúdos não vão de estômago vazio para aescola. Quando está completamente desesperada, como nos últimos dias, ganha coragem e recorre à instituição daqui da vila – oferecem refeições quentes aos mais necessitados. De resto, não conta a ninguém a situação em que vive,nem mesmo aos vizinhos, porque tem vergonha. Se existe pobreza envergonhada,aqui está ela em toda a sua plenitude.Sabe que pode contar com a escola. Os miúdos têm ambos Escalão A, porque o desemprego já se prolonga há mais de um ano (quem quer duas pessoas com 45anos de idade e habilitações ao nível da 4ª classe?). Dão-lhes opequeno-almoço na escola e dão-lhes o almoço e o lanche. O pior é à noite e sobretudo ao fim-de-semana. Quantas vezes aquelas duas crianças foram para a cama com meio copo de leite no estômago, misturado com o sal das suas lágrimas…Sem saber o que dizer, segureia-a pela mão e meti-lhe 10 euros no bolso.Começou por recusar, mas aceitou emocionada. Despediu-se a chorar, dizendo que tinha vindo ter comigo apenas por causa da mensagem que eu enviara na caderneta. Onde eu dizia, de forma dura, que «o seu educando não está minimamente concentrado nas aulas e, não raras vezes, deita a cabeça no tampo da mesma como se estivesse a dormir».Aí, já não respondi. Senti-me culpado. Muito culpado por nunca ter reparado nesta situação dramática. Mas com 8 turmas e quase 200 alunos, como podia ter reparado?É este o Portugal de sucesso dos nossos governantes. É este o Portugal dosnossos filhos."


Por Arnaldo Antunes.

Se não sentes um nó no estômago e uma raiva a revolver as vísceras que dá vontade de gritar,lutar,até que os ladrões fujam,não tarda que a mesma situação te bata à porta.


É possível uma vida digna,está nas nossas mãos

mário

sábado, 7 de abril de 2012

DESESPERO

Mesmo em tempo de exploração,roubo,mentira,miséria,fome e morte,impostas,o macho de milheirinha canta,luta pela vida e acredita em tempos melhores.

A fêmea,embora desconfiada,



vai procurando com que fazer o ninho,ela sabe que haverá vida para além dos cruéis tiranos.


* *

Tradução de uma carta grega:


Carta manuscrita pelo companheiro farmaceutico grego, reformado de 77 anos, que se suicidou no passado dia 4, em frente ao Parlamento Grego.
Fê-lo no mesmo local onde passou 3 meses da sua vida com os Indignados.

" O governo de ocupação de Tsolakoglou * aniquilou literalmente os meus meios de subsistência, que consistiam numa reforma digna para a qual me quotizei durante 35 anos (sem qualquer contributo do Estado). Como a minha idade já não me permite uma acção individual mais radical ( ainda que não exclua que se um grego tivesse empunhado uma Kalachinikov eu teria sido o segundo), eu não encontro outra solução que não seja uma morte digna, porque recuso procurar alimentos no lixo. Espero que um dia os jovens sem futuro empunharão as armas e pedurarão (enforcarão) os traidores, como fizeram os italianos em 1944 com Mussolini, na Praça Loreto de Milão."

* O general Tsolakoglou, que assinou a amnistia com as forças invasoras alemãs, foi o chefe do primeiro governo grego sob a ocupação nazi (de 30/4/1941 a 02/12/1942). Na Grécia o seu nome é sinónimo de "colaboracionista".


Comemorações,não sou,nunca fui,capaz de comemorar,o que quer que seja,vendo outros atirados para a desgraça,assassinados.



Uma canção para o fim-de-semana:




mário





terça-feira, 3 de abril de 2012

UM LANUDO

Esta beleza gosta de se alimentar de flores,de couve,nabo e também das fruteiras.Não é lambão,nem ganancioso,só come algumas.

Um gafanhoto devidamente disfarçado.



As cantarinhas,ali na poça da fraga,dão esperança.

Pode ser que o ano,agrícola,ainda se componha.





Como a esposição de fotografia está no belo espaço,com imensa luz natural, do Centro Cultural de Vila Franca das Naves,freguesia de onde é natural Fausto Bordalo Pinheiro,querido amigo cujas canções me acompanham e acompanharam toda a vida,

quero aqui deixar A Ilha (dos ladrões).


mário




domingo, 1 de abril de 2012

UMA VEZ SEM EXEMPLO

Esta belíssima nbocturna também gosta de voar de dia,deve ser para melhor exibir a beleza.

Porque tudo isto parece mentira mas não é;
Depois do ataque à vida do povo em geral e dos trabalhadores e reformados em particular;
Das atitudes e declarações de uma canalhada com cultura inquisitória e mentalidade do século XV,com ar de quem só come ração gourmet na tentativa vã de disfarçar o aspecto nojento e o cheiro nauseabundo do que dizem e fazem;
Considerando esta pérola,descaradamente roubada ao João José Cardoso e ao belogue AVENTAR,com a devida vénia:

Se o PS é português eu quero ser espanhol
Posted on 29/03/2012 por
Resposta
Para o mesmo pacote laboral, descubra as diferenças:
PSOE:
A porta-voz do grupo parlamentar socialista, (…) leu uma declaração do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) (…) na qual se manifesta entendimento pelas “razões que justificam” a greve e solidariedade com os trabalhadores que estão em protesto.
O texto, um manifesto contra a reforma laboral aprovada pelo Governo, advertiu que a norma “não vai gerar emprego”.
PSP:
João Assunção Ribeiro, porta-voz do partido, desabafou no Facebook a propósito da abstenção na lei laboral. “Infelizmente, para defender o passado e honrar a assinatura de José Sócrates temos de nos calar contra medidas inaceitáveis”.
As greves e as leis laborais são como o algodão: não enganam.

Depois das declarações do ps (leia-se pseudo-socialistas) de apoio ao retrocesso;

DECIDI:


Porque no alfobre os tomateiros nasceram bastante bem,são ainda da qualidade de meu avô,ali da época da implantação da República,se calhar já vindos da Comuna,

OFERECER UNS PÉS PARA PLANTAREM ALI NO LARGO DO RATO.

Bem tratados chegam a produzir tomates de perto de um quilo.
É o que falta a estes pseudo-socialistas para se juntarem ao povo,e a quem sempre o defendeu,contra estas medidas de,exploração, fome,miséria,desgraça e morte.


mário