sábado, 1 de junho de 2013

APRESENTAÇÃO DA CANDIDATURA CDU



Boa tarde a todos,muito obrigado por terem vindo.

É costume começar por justificar a razão da candidatura,penso,como sempre pensei,não ser necessária razão especial para a intervenção cívica,é dever de todos.
Mas,se razões fossem necessárias:
O país,em geral,a Guarda em particular,definham sob o peso de uma política opressora,exploradora do povo e dos trabalhadores,dirigida para favorecer o capital e espezinhar as pessoas em geral e os mais humildes em particular.
Ou concordamos,ou lutamos.
Sempre estive do lado da luta.
Aceitei candidatar-me à Câmara Municipal da Guarda,apoiado por uma equipa coesa,dinâmica,consciente,lúcida e capaz porque:
Conheço bem a Guarda,e o concelho,sinto os seus problemas,contacto diariamente com as dificuldades,a miséria,o desespero e a vontade de uma vida melhor,digna,das populações;
Temos soluções,projectos,ideias novas,vontade e capacidade,com provas dadas,para resolver as situações.

O desemprego varre a cidade e o concelho,o comércio,as pequenas e médias empresas fecham,a cidade parece em coma induzido,nada mexe.

Só incentivando a produção se pode ir reduzindo o flagelo.
“Se o campo não planta a cidade não janta”,diz o povo e bem.
Pois há que plantar.
Dar condições a quem planta e produz para vender os seus produtos,sem exigências exageradas e absurdas;
Uma central de recepção da produção regional (tantas instalações,com capacidade para tal,às moscas,a degradarem-se e a cair aos bocados) e melhores condições do Mercado Municipal,são um bom princípio.
Estipular contrapartidas e uma cota de produtos locais e regionais,às ditas grandes superfícies.
Incentivos às raças,e sementes autóctones.
Promoção da agricultura biológica.A Maunça pode ser um bom ponto de partida para a necessária formação.
As cantinas do Estado devem dar o exemplo.

Os incentivos à instalação de investidores devem estar acompanhados de um rigoroso caderno de encargos,tendo como preocupação primeira a manutenção de emprego digno.

A Câmara deve estar ao serviço da população e não ser um entrave ao desenvolvimento.Deve prestar serviços,a preços moderados,em áreas onde tem pessoal e capacidade.
O Politécnico tem de ser integrado e chamado à cidade,como elemento dinamizador e não mantê-lo à distância e isolado.Recuperar a parte velha para alojamento,também,dos estudantes protocolados dos PALOP,e não só.
A integração da cidade,com ligação dos vários bairros,e freguesias de todo o concelho,por transportes colectivos eficientes e com horários adequados às necessidades de mobilidade de toda a população,bem como percursos pedonais,sempre que possível pelas hortas urbanas.Algumas ciclo vias onde ainda é possível.
Por falar em hortas urbanas,promovê-las,ampará-las e incentivá-las,em vez de se sentirem ameaçadas pelo betão e alcatrão.

Consolidar o património evitando a sua total degradação.


Desenvolver e aproveitar as capacidades únicas da paisagem do concelho,com especial atenção para
 o Parque Natural da Serra da Estrela.
Alargamento da área do parque natural voltando a nele integrar a Barragem do Caldeirão,para melhor se poder preservar a qualidade da água que usamos.

Lutar pela manutenção das freguesias,criando incentivos à instalação,jovem e sénior,no mundo rural.
Criar e dinamizar roteiros,percursos,bem sinalizados e com informação adequada.
Promover,incentivar e divulgar a produção artezanal e familiar.
Incentivar a recuperação da típica construção rural.

A cidade não progride sem o campo e o campo não sobrevive sem a cidade.

Criar uma estrutura pública para o ensino especialisado das artes,nela associando algumas iniciativas já existentes,aproveitando o ex-Hotel de Turismo.

Um coreto/palco,enquanto não for possível construir a praça do teatro ,para exibições de música popular,espectáculos de rua e para servir também de tribuna pública aberta a todos os cidadãos e todos os assuntos,com inteira e total liberdade.

Abrir a cidade à dita Cultura Alternativa.

Queremos uma cidade alegre,viva,saudável,de todos e para todos.

Estimular,com todo o apoio possível,o Teatro Municipal da Guarda para que seja a casa de todos os artistas,a começar pelos da Guarda e do conselho,e de todo o povo.
O nosso teatro municipal deve ser a génese,tem de ser a génese,de todo o desenvolvimento.

Saneamento financeiro.
Há dinheiro,não há dinheiro?
A falta ou abundância do dito não pode ser desculpa para o marasmo e retrocesso civilizacional.
Claro que há dinheiro,se for bem gerido e bem utilizado.
Exigir do poder central o cumprimento das suas obrigações,não pode haver transferência só de competências.
Negociar a dívida escalonando-a de forma a aliviar o garrote,para poder dar à cidade qualidade de vida.

Incentivar,motivar e apoiar uma comunicação social mais interventiva,aguerrida,recuperando o estatuto de intelectualidade avançada que sempre teve.

Começando nesse caminho,estou à vossa disposição e conto convosco para divulgar o nosso programa,as nossas ideias,os nossos projectos,as nossas iniciativas.

Viva a Guarda e o concelho.
Viva a CDU.

Viva Portugal.

mário

10 comentários:

  1. Caro amigo Mário,

    Tenho a honra de o ter com seguidor do blog e, mais ainda, a de merecer a sua atenção e amizade.

    Felicito-o por ter aceite o convite para a candidatura à Câmara da Guarda e desejo-lhe o melhor êxito, pois o país precisa de dar a volta com gente justa, competente e honesta.

    Adorei este post que escreveu. Não sou natural da Guarda p/votar em si, mas guardo o meu voto para a CDU onde vivo.

    Consigo, repito: Viva a CDU.

    Viva Portugal!

    Um grande abraço

    César

    ResponderEliminar
  2. Alguém que respeita a natureza e tão afincadamente por ela labuta transporta em si os princípios humanistas que emanam da natureza que acarinha. O Mário Martins é um desses seres que cada vez mais nos vão faltando. O Concelho da Guarda, o país, todos nós seríamos beneficiados se o deixássemos trabalhar. Obrigado por teres aceite essa tarefa que na boa companhia do Carlos Jorge Canhoto será aliciante.

    ResponderEliminar
  3. Alguém que respeita a natureza e tão afincadamente por ela labuta transporta em si os princípios humanistas que emanam da natureza que acarinha. O Mário Martins é um desses seres que cada vez mais nos vão faltando. O Concelho da Guarda, o país, todos nós seríamos beneficiados se o deixássemos trabalhar. Obrigado por teres aceite essa tarefa que na boa companhia do Carlos Jorge Canhoto será aliciante.

    ResponderEliminar
  4. Grande equipa.
    Excelente discurso (que não o pretende ser mas uma forma de conversar).
    Bom trabalho.

    Um abraço (e mais alguns para distribuires).

    ResponderEliminar
  5. Ontem foi cá!
    E a luta continua:))

    ResponderEliminar
  6. Quero saudar publicamente os primeiros candidatos da CDU aos Orgãos autárquicos da Guarda. Mário Martins - Cabeça de lista à CMG e Carlos Canhoto - cabeça de lista à AMG. Por motivos de ordem profissional não marquei presença, esta singela mensagem serve para alguns detractores que julgam que são todos iguais. Enquanto Comunista saúdo todos os candidatos que abraçam este projecto unitário, onde cabem comunistas, verdes e outros democratas que primam pelo servir as populações. Cabe a si enquanto eleitor(a) a decidir, mas é importante que perceba que há um fio condutor na acção política dos eleitos da CDU, esta cingida no TRABALHO, HONESTIDADE E COMPETÊNCIA AO SERVIÇO DOS MUNÍCIPES e não de interesses ocultos.

    ResponderEliminar
  7. Quero saudar publicamente os primeiros candidatos da CDU aos Orgãos autárquicos da Guarda. Mário Martins - Cabeça de lista à CMG e Carlos Canhoto - cabeça de lista à AMG. Por motivos de ordem profissional não marquei presença, esta singela mensagem serve para alguns detractores que julgam que são todos iguais. Enquanto Comunista saúdo todos os candidatos que abraçam este projecto unitário, onde cabem comunistas, verdes e outros democratas que primam pelo servir as populações. Cabe a si enquanto eleitor(a) a decidir, mas é importante que perceba que há um fio condutor na acção política dos eleitos da CDU, esta cingida no TRABALHO, HONESTIDADE E COMPETÊNCIA AO SERVIÇO DOS MUNÍCIPES e não de interesses ocultos.

    ResponderEliminar
  8. Um grande abraço aos dois! Que bom é saber destas notícias!

    ResponderEliminar
  9. Mário
    Um familiar meu falou-me do seu blog e do seu gosto pela natureza, já o visitei algumas vezes e gostei do que li e vi, louvo-o pela sua intervenção cívica sempre oportuna. Esta sua candidatura é disso mais um exemplo. Uma vez que o seu mandatário, o Aires, é um velho conhecido e amigo, permita-me que lhes deseje as maiores felicidades e secesso.
    Conceição

    ResponderEliminar
  10. Mário
    Um familiar meu falou-me do seu blog e do seu gosto pela natureza, já o visitei algumas vezes e gostei do que li e vi, louvo-o pela sua intervenção cívica sempre oportuna. Esta sua candidatura é disso mais um exemplo. Uma vez que o seu mandatário, o Aires, é um velho conhecido e amigo, permita-me que lhes deseje as maiores felicidades e secesso.
    Conceição

    ResponderEliminar