terça-feira, 20 de dezembro de 2011

"AMANITA VAGINATA"

Esta beleza é a "Amanita vaginata",reconhece-se pelo estriado da margem do chapéu.O pé é branco.É comestível.Assemelha-se muito à Amanita fulva,esta mais creme.Ambas,em pequenas,se confundem com a faloides,uma das mais tóxicas e mortal.Por tudo isso nunca a apanho,não vá o diabo tecê-las.
Há mesmo uma Micena também muito semelhante e confundível,embora mais côr-de-rosa.

Em adulto tem este aspecto.



Aqui a começar a sair da terra,já fora da volva.


* *

Agrada-me o solstício,este especialmente,é o início do ano solar.Pode ser que os sacripantas emigrem.


Para os interesseiros e interessados na democracia americana deixo esta citação:


"Nuevas cifras muestran que el hambre, la pobreza y el declive económico aumentan a niveles récord en Estados Unidos. La Oficina del Censo informa que casi la mitad de los estadounidenses se encuentra bajo la línea de pobreza o en la categoría de "bajos ingresos". La cifra de habitantes con bajos ingresos es de 97.3 millones de personas, junto a 49.1 millones de personas bajo la línea de pobreza, lo que hace un total de 146.4 millones de personas. La cifra marca un aumento de cuatro millones con respecto al año 2009. Sin embargo, la Conferencia de Alcaldes de Estados Unidos informa que solo cuatro de 29 grandes ciudades registraron un incremento en las solicitudes de asistencia alimenticia entre septiembre de 2010 y agosto de 2011.".


Para os que quiserem fazer-se desentendidos faço uma tradução livre:

Novos números mostram que a fome,a pobreza e o declínio económico aumentam para nívies record nos estados unidos.O organismo de estatística informa que quase metade dos estadunidenses encontra-se abaixo da linha de pobreza ou na categoria de baixos salários.O número de habitantes com baixos salários é de 97.3 milhões de pessoas,juntando-se a 49.1 milhões de pessoas abaixo da linha de pobreza,o que dá um total de 146.4 milhões de pessoas.O número apresenta um aumento de quatro milhões em comparação com o ano de 2009.Mesmo assim,a conferência de presidentes de câmara dos estados unidos informa que só quatro de 29 grandes cidades registaram um aumento nos pedidos de assistência alimentar entre Setembro de 2010 e Agosto de 2011.


mário







3 comentários:

  1. Vaginata Mortal. O nome insinua algo no género.
    Bom post Mário.

    ResponderEliminar
  2. Não é possível!; então os EUA não são «a pátria dos direitos humanos»?...

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Excelente sempre

    no lado esquerdo da vida
    Abraço

    ResponderEliminar