segunda-feira, 5 de março de 2012

CARTAXOS,SOBRAS E "ALLGARVE"

Depois de uma semana de vai,não vai,parece que vai,da net,aí vai.

A Cartaxo fêmea,já procura onde criar os pimpolhos.

Observada,e guardada,de perto pelo macho.



Depois da época de chacina encartada,ainda sobraram dois ou três tordos,agora mais confiantes.

Ainda,mesmo assim,olham de lado.



E muito atentamente.


Contagens,feitas sempre pelo mesmo percurso,dão contam de uma diminuição drástica e preocupante para quem não quer ver desaparecerem mais espécies.


* *

Andava ali a plantar umas batatitas e a lembrar-me das férias no allgarve.

As batatas,quando são grandes,devem ser partidas,deixando em cada pedaço pelo menos um,ou dois,olhos.

É trabalho que aprendi a fazer com um vizinho de meu avô o Luis pequeno,ou meia,como o alcunhavam,ali a seguir à guerra.Era carpinteiro,fazia armações para os telhados e carros de bois,tinha sete filhos,o trabalho chegava mas era mal pago,por isso partia as batatas com a ponta da navalha,tirando olho a olho,e aproveitava o resto para comer.

Estão a empurrar-nos para a mesma,ou pior miséria,descaradamente,maldosamente,arrogantemente,como os nazis.

Mas agora com direito a férias no allgarve.Um ano de miséria dá direito a um fim-de-semana na pensão estrela de qualquer praia mal frequentada (época baixa) e duas horas a pedir esmola à porta da sé ou do casino.


Um ano de fome,miséria,despejo na rua como qualquer lixo,morte de doentes por falta de assistência e roubo da dignidade dá direito a uma semana no allgarve,à espera de quem tal lhe faz,dando-lhes o que merecem e pedem insistentemente.


E,já agora,deixo uma informação sobre essa negociata dos transgénicos:

"¡Buenos días!El mes de febrero ha sido imparable de noticias y acontecimientos. En esta nueva newsletter te contamos un resumen.El fracaso de los cultivos transgénicosLa industria biotecnológica quiere hacernos creer que los transgénicos están en todos los sitios, que es una situación irreversible, pero no es cierto. En este mes, El Servicio Internacional para la Adquisición de Programas Agrobiotecnológicos (ISAAA en sus siglas en inglés), hacía público un informe sobre los cultivos transgénicos y queda más que confirmado que los cultivos transgénicos son un fiasco. ¿Sabías que tan sólo el 1% del campesinado mundial cultiva transgénicos?Aquí tienes más información Un informe de la industria de los transgénicos confirma el fracaso de estos cultivosContinua el rechazo a los transgénicos. ¡Que no pare!¡Victoria! Tras 7 años de campaña de Greenpeace, el Gobierno chino confirma que suspenderá la comercialización de arroz modificado genéticamente.China dice ¡NO! al arroz transgénicoEn este mes, Andalucía ha sido la gran protagonista.El 25 de marzo, serán las elecciones, para lo cual Greenpeace ha elaborado un documento para que todos los partidos políticos incorporen en sus programas temas ambientales prioritarios como apostar por una agricultura sostenible libre de transgénicos. Propuestas de Greenpeace para las Elecciones Autonómicas en AndalucíaEl 23 de febrero, asistíamos en Sevilla a una gran manifestación multitudinaria en contra de los transgénicos. Un momento muy crítico por la petición de cultivo del algodón transgénico y por la crisis que el sector apícola está atravesando debido al rechazo de la miel por la posibilidad de que ésta esté contaminada con transgénicos.Más información en este enlace: "Abejas SÍ, #TransgénicosNO"Por último os dejamos un vídeo (en inglés) muy pedagógico y ilustrativo, sobre la nueva amenaza que paira sobre Canadá, la alfalfa transgénica: http://bit.ly/xjBXbN "

E o que fazem por cá:



"Maioria recusa mais informação sobre culturas transgénicas

Inacreditavelmente, a maioria parlamentar - PSD, CDS - chumbou o Projeto de Lei de "Os Verdes" que reclamava mais informação sobre a localização de culturas geneticamente modificadas.

O PEV propôs esta iniciativa com base numa sentença do Supremo Tribunal Administrativo que determinou que o princípio da administração aberta não se coaduna com a falta de informação aos cidadãos e, também, com base na real dificuldade que hoje existe de saber onde se concentram e existem, de facto, culturas transgénicas. Tal como afirmado pela Deputada Heloísa Apolónia, no âmbito da discussão do Projeto de Lei de "Os Verdes" que hoje se realizou em plenário na Assembleia da República, um agricultor convencional ou biológico que quer instalar uma nova cultura tem o direito de saber se nos arredores existe alguma cultura transgénica, porque esse facto pode influir na sua opção de localização de atividade, na medida em que pode não aceitar essa proximidade pelo facto de não querer contaminação de culturas.

Sem olhar aos direitos dos cidadãos e sem olhar aos princípio da informação que a Administração deve aos seus cidadãos, a maioria parlamentar recusou a transparência proposta pelo PEV."


E,como tinha o saco cheio,se quiserem assinar:


4 comentários:

  1. Parece-me que estou a ver o Meio da Castanheira a aproveitar os grelos das batatas para a sementeira e a aproveitar o resto para enganar a barriga. E outras histórias ainda piores de fome e miséria que ouvia por lá.
    Algumas delas penso ter conseguido contá-las no livro "Na demanda do ideal".
    Belas fotos Mário.
    Grande abraço

    ResponderEliminar
  2. Desde que cheire a negócio, estes vendidos saltam por cima de todos os direitos, todas as leis, toda a dignidade!
    Tempos tristes e duros estamos a viver...

    ResponderEliminar
  3. Cuidado com o 'greenpeace' não são flor que se cheire...

    ResponderEliminar