segunda-feira, 17 de novembro de 2014

DIZ RESPEITO A TODOS


CONFERÊNCIA DE IMPRENSA C N A


Segunda- feira, 17 Novembro - 2014

15h – Sede da CNA em Coimbra


7º CONGRESSO DA C N A e da Agricultura Familiar Portuguesa



23 NOVEMBRO – 2014 -- PENAFIEL -- Iniciativas Complementares -
--------------------------------------------------------------------------------------------------------

A 23 de Novembro (início 9 h 30) vai realizar-se o VII CONGRESSO DA CNA e da Agricultura Familiar Portuguesa, no Pavilhão de Feiras e Exposições em PENAFIEL

Trata-se de uma grande iniciativa para mais de MIL Delegados e Dezenas de Convidados, neste caso muito deles vindos do Estrangeiro, em representação de 30 países.

O VII CONGRESSO – como já foram os anteriores - é o grande momento de encontro institucional entre a CNA, Órgãos de Soberania, outras Organizações e é um grande momento de debate, e confraternização também, entre os Agricultores-Delegados, os Dirigentes da Confederação e das suas Filiadas e com os próprios Convidados.

Estão previstas as participações do Sr. Secretário de Estado da Alimentação de entre outras Entidades, nomeadamente Deputados da Assembleia da República e outros Representantes Institucionais e Associativos.

Estranhamos desde já a ausência da Senhora Ministra da Agricultura.
Afinal trata-se do CONGRESSO DA CNA, de uma estrutura reconhecidamente representativa da Agricultura Familiar Portuguesa que realiza este seu VII CONGRESSO este ano, o Ano Internacional da Agricultura Familiar. A Senhora Ministra da Agricultura escolheu faltar. É uma má escolha. Um mau sintoma político.


Após almoço, durante um período dividido em três Secções, vai também realizar--se um Seminário Europeu (autónomo) sobre a Aplicação da PAC 2014 – 2020 - integrado numa parceria com outras Organizações congéneres
que fazem parte, como a CNA, da Coordenadora Europeia – Via Campesina. Este Seminário é apoiado pela DG AGRI da Comissão Europeia.
1-Análise à situação da Agricultura e Perspectivas.
Propostas e Reclamações.

Eis a temática que é o núcleo do VII CONGRESSO.

Vai ser feita a retrospectiva crítica da evolução – da involução – desde 2010 – data do VI CONGRESSO.

Como é inevitável – do nosso ponto de vista – as consequências das políticas do programa de desastre nacional dos governos que aplicaram e aplicam da “tróika“ estarão na primeira linha das apreciações. É um período com más políticas que nos marcam a vida como um ferro em brasa.

E vamos dar destaque, vamos fazer uma resenha da grande actividade da CNA e filiadas durante 4 anos, em especial as lutas travadas sempre com os Agricultores!

O 7º Congresso da CNA e da Agricultura Familiar Portuguesa vem na sequência de muitas e difíceis lutas travadas ao longo de meses e anos pelos Agricultores Portugueses pela CNA e Filiadas contra as más Políticas Agrícolas e de Mercados como, por exemplo, as lutas que já ocorreram este ano..

Pequenas e grandes lutas. Promovidas pelas Filiadas, nas regiões, em Defesa do Douro, do Leite e da Carne, do Arroz, dos Baldios, da Batata . E fortes manifestações nacionais em Lisboa promovidas pela CNA e suas Filiadas . Lutas em torno dos problemas concretos da Agricultura Familiar, Sempre com os Agricultores !

De uma forma quase simbólica, embora o assunto seja importante, também não poderemos deixar de voltar às críticas às novas Imposições Fiscais.

Lutámos e lutamos por outra PAC e pela Soberania Nacional, antes, durante mas também já no processo, que aliás continua, da “nova” PAC e do novo Programa de Desenvolvimento Rural – 20 – 20..

São lutas e outras iniciativas onde também sempre se apresentam propostas e reclamações concretas capazes de ajudar a resolver os problemas muitos dos quais até já são conhecidos há muito e há muito já deviam estar resolvidos.

2014 - Ano Internacional da Agricultura Familiar
Marca o VII CONGRESSO DA CNA e da Agricultura Familiar Portuguesa.
No seguimento aliás de outras iniciativas e correspondendo ao Apelo da ONU, o VII CONGRESSODA CNA fica “marcado” pelas comemorações do Ano Internacional da Agricultura Familiar.

Vai ser discutida e votada a:


CARTA DA AGRICULTURA FAMILIAR PORTUGUESA


Onde se caracterize melhor e avalie a importância da Agricultura Familiar no contexto nacional e internacional .

E o “ESTATUTO DA AGRICULTURA FAMILIAR PORTUGUESA”

Onde se proponham e reclamem direitos e garantias para quem trabalha na Agricultura Familiar e produz bens e serviços públicos de qualidade.

---------------------------------------------------------------------------------------------------


O Lema deste 7º Congresso da CNA é:

Produzir - Alimentar - Lutar pela Agricultura Familiar !

Que são outras tantas reclamações a fazer ao Governo e que comportam uma verdadeira alteração à estratégia, até agora seguida por sucessivos governos,
de dar toda a prioridade à agro-indústria e à exportação

----

Vamos reclamar ao Governo:

- Escoamento e melhores preços à Produção, das uvas e dos vinhos, do leite e Carne, dos Cereais, da Azeitona, da Batata, das Frutas e Legumes, da Madeira;

- Queremos a baixa dos custos da electricidade, dos combustíveis, das rações, dos adubos e pesticidas, do crédito bancário;

- A Anulação das novas imposições fiscais;

- A Anulação da Lei para privatizar os baldios e a anulação da Lei-roubo da Casa do Douro;

- Aumento da Produção Nacional, nomeadamente para consumo interno;

- Queremos uma PAC e um novo Programa de Desenvolvimento rural 2014-2020 com mais ajudas para a Agricultura Familiar e o Mundo Rural,

- Queremos políticas de respeito pela Soberania Alimentar!
Sim, são necessárias outras políticas agrícolas e de mercados!

Sim, queremos outro Governo para as aplicar!

---

Coimbra, 17 de Novembro de 2014



Todos a PENAFIEL, no próximo Domingo - 23 de Novembro
ao 7º CONGRESSO DA CNA e da Agricultura Familiar Portuguesa

Viva o 7º Congresso da CNA e da Agricultura Familiar Portuguesa!

Viva o Ano Internacional da Agricultura Familiar !

ESTAS SÃO AS POSIÇÕES DA AGRICULTURA FAMILIAR, DOS PEQUENOS E MÉDIOS AGRICULTORES E DA SUA CONFEDERAÇÃO.

EM PENAFIEL, NO PRÓXIMO SÁBADO, DIA 23, VÃO ESTAR AGRICULTORES, VAI ESTAR A AGRICULTURA FAMILIAR.

APAREÇAM, SERÃO BEM-VINDOS, VENHAM OUVIR QUEM PRODUZ, VENHAM DEFENDER A AGRICULTURA FAMILIAR.

SEM AGRICULTURA FAMILIAR NÃO HÁ SOBERANIA ALIMENTAR E SEM SOBERANIA ALIMENTAR NÃO HÁ SOBERANIA POLÍTICA.

SÓ A AGRICULTURA FAMILIAR PRODUZ COM QUALIDADE, RESPEITANDO A NATUREZA E O AMBIENTE E EVITANDO A DESERTIFICAÇÃO DO NOSSO PAÍS.

mário

1 comentário: