segunda-feira, 10 de agosto de 2009

BATUQUE NA SENZALA OU BORRADA EM TRÊS ACTOS

Estes corvos, Corvus corax ,esperam pelas pancadas de Moliére.Um pardavasco ordena o início do batuque.
Acto 1 - Entram os pimbalheiros e começa a dança dos galos,com penas de pavão e cabeça de grilo,ornados de traços makumba.Que os deuses dos calhaus transformem as aldrabices em obras e a lata (muita) em prata dourada.Dancem,dancem até que chova.
Acto 2 - O soba da regedoria sacrifica a rês aos deuses do vento para que levem para longe a justiça.Oferece as sobras aos caganifrates e todos se vergam em preito de homenagem e lealdade.Avé régulo.
Acto 3 Mais e mais pimbalheiros para acompanharem a dança macabra.Já entregaram as almas ao diabo.O diabo grita ainda para os duvidosos "é fartar vilanagem".E dançam,dançam para que os padrinhos nunca abandonem o soba.
Tudo acompanhado das trombetas do inferno,dos trovões do diabo e de cola e cana.
Podem todos dormir descansados.O soba está abençoado pelos deuses.Cai o pano mas o artista não sai de cena fica a guardar o bastão e o saco das conchas.
Fim ou o descanso dos inúteis.

Ouviamos,ontem no vale,senhora com aspecto de ter gato siamês,tocar piano e falar francês,o gato claro,"coitados é tudo muito atrasado".
Já ouvimos,infelizmente,muitas vezes expressão semelhante.É esta a impressão que as pessoas levam desta região.E tanto havia para a promover.Mas não serão os imbecis,inaptos,incapazes e arrogantes que o farão.
Não tem o Vale uma única estrutura cultural,um único panfleto com o roteiro de locais com interesse,um único guia com a fauna e flora já conhecida,uma informação sobre o que se produz ,uma referência ao microclima,etc.. Só pimbalhada e engorda.
Quanto se gastou,e irá gastar,para dar esta imagem do vale e da região?
Muito caro nos tem saido a incompetência.
Irá mudar?Com gente desta concerteza que não.
mário martins
Ps-Nacional-socialismo?NÃo,obrigado.
Afinal havia mais.Deixem-nos tomar conta dos aparelhos e só teremos mesmo é eleições à cadeirada.

Sem comentários:

Enviar um comentário