Trata-se de um dos fungos mais consumido.Tem vários nomes vulgares,consoante a região-tortulho,frade,chapéu,pucara,etc..No Douro Superior tem um nome singelo "pilonga".
Cientificamente designa-se,"Macrolepiota procera". Aparecem agora com as primeiras chuvas.
Ambos são comestíveis e deliciosos.
NUNCA TENTEM APANHAR COGUMELOS SEM OS CONHECER MUITO BEM.QUALQUER ENGANO PODE SER FATAL.
NÃO TENTEM IDENTIFICÁ-LOS POR ESTAS FOTOGRAFIAS.MUDAM DE COLORAÇÃO E TAMANHO CONFORME O TERRENO ONDE CRESCEM.NUNCA COLHAM PRÓXIMO DE LIXEIRAS.NÃO OS ARRANQUEM,CORTEM-NOS.COLHAM EXEMPLARES JÁ ADULTOS E QUE JÁ TENHAM LARGADO ESPOROS(SEMENTES).COLHAM SÓ OS SUFICIENTES. O QUE ESTRAGAREM HOJE FALTARÁ AMANHÃ.
NÃO USEM SACOS PLÁSTICOS.COLHAM E TRANSPORTEM NUMA CESTA DE VIME,ASSIM ESTARÃO A DESSIMINAR OS ESPOROS AJUDANDO NA SEMENTEIRA E,SOBRETUDO RESPEITEM A NATUREZA.
Depois de alguma mascarada,caciquelhada e tirania que por aí continua serve para lembrar"É preciso avisar toda a gente dar notícia informar prevenir que por cada flor estrangulada há milhões de sementes a florir".
Lúcidos e atentos,sempre.
mário
Em Trancoso, chamam-lhes miscaros, designação que só descobri quando revelei a familiares que moram na zona que adoro cogumelos.
ResponderEliminarNão fazia a mínima ideia que tinham todos estes outros nomes.
Minha cara Austeriana
ResponderEliminarQuando regressar às raizes nós,eu e minha companheira,teremos todo o gosto em convidá-la para partilharmos alguns pitéus selvagens.
Sempre grato pelo distinto acompanhamento.
Cordial abraço,
mário