Este arbusto muito divulgado e com variadíssimas aplicações-em chá para tosse e rouquidão,amassado para tintos,para dar côr ao vinho e também para pintar telas e paineis,desde a antiguidade.Nalgumas regiões do interior é conhecido como "Maias",julgamos que pela data da floração.Nos Açores,um nome lindo "Rosas-de-bem-fazer".
É um fungo.Julgo tratar-se de,"Auricularia auricula-judae",vulgo Orelha de Judas.É muito abundante em troncos mortos.Ao secar assume formas mais parecidas com uma orelha.
Deve ser esta a razão para haver tantos "bufos".
É considerado comestível.Não,não,a Orelha de Judas.
É considerado comestível.Não,não,a Orelha de Judas.
Aparecem,quase sempre,assossiados a estes amarelinhos,"Tremela mesentéria".
Rosa brava,"Rosa canina".Para aqueles a quem a sociedade nunca deixa ter Natal.Não devia estar florida nesta altura.Acontecem,cada vez mais,anomalias destas e parece ninguém ver.
Oxalá ainda vejamos a tempo,sim,porque eles,os das cimeiras,não vão ver de certeza e os outros sentados no poder também não.
mário
Lindas imagens! Quem diria que a rosa brava era assim... Mas não é de admirar, não é p+or acaso que Régio chama a uma sua heroína "Rosa Brava": bela, selvagem e delicada...
ResponderEliminarBom Ano!
Muito obrigada
ResponderEliminarOs comentários de Falcão de Jade lembram sempre a flor de sabugueiro,nos Açores,"Rosa-de-bem-fazer".
Que o novo ano seja propício à concretização dos sonhos.
Cordial abraço,
mário
Que bom que era se fosse! Gostava de ver essa flor do sabugueiro dos Açores!... O sabugueiro é já uma linda árvore. O meu pai sabia o nome de (quase) todas as árvores, pássaros, flores do campo (bem, alentejanas...)e foi ele que me ensinou a conhecer o canto do rouxinol...
ResponderEliminarObrigada pelos votos...que retribuo.
Muito obrigado.
ResponderEliminarLogo que consiga obter uma foto da flor de sabugueiro não esquecerei divulgá-la.
Tenho um nas escadas de casa.
Mesmo que alguns sonhos fiquem adiados,tentemos continuar a sonhar.
Cordial abraço,
mário