sábado, 28 de novembro de 2009

NESTA RUSGA NÃO CABEM FILHOS DA MÃE


Esta é a ,"Agrius convolvuli" .O nome deriva directamente da designação científica da planta onde se alimenta,conhecida vulgarmente por corriola ou estende braços.
Ainda não conseguimos a fotografia na fase alar.É nocturna.
Mais uma espécie não dada para aqui,Parque Natural da Serra da Estrela.

Um Noitibó ou boa-noite.Será um dos ,"Caprimulgos".A qualidade da fotografia não nos permite dizer,com toda a certeza,qual.Não resistimos a divulgar.Trata-se de uma ave nocturna,raramente vista ou fotografada de dia.Muito bem disfarçada,levanta vôo logo que se ve observada.
Pois o título,já me ia esquecendo,tem a ver com a noite de quinta-feira,no Café Concerto,recordando-nos,Adriano,Zeca e outros.É sempre necessário não esquecer.A soprano não agradou tanto,talvez por nossa culpa,não temos grande afeição pelo fado de Lisboa.No Barco Negro,poderia,pelo menos cantar a versão original,sim a tal proibida.Aqui fica o refrão:
Enquanto a chibata batia no seu amor,mãe preta embalava o filho branco do senhor.


Na noite de sexta-feira,no grande auditório, Domenico Rissi foi inexcedível.Com composições dos Mestres de Capale da Sé,deliciou-nos.Um primeiro violino,numa noite excelente.
Mais não digo,não é necessário e,também,porque os conto como amigos.Só um muito obrigado.
Grande noite e com casa,praticamente,cheia.Era o dia da cidade,pelos vistos só tem um e,também,pareceu-nos,havia mais gente por obrigação do que por devoção,à musica,entenda-se.
mário
Post scriptum-É isto,e mais algumas pessoas,que dão vida ao gosto.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

"ARREBENTA BOIS" E MUNDO FUNGI

Este exemplar,parece ter filhos e netos com ele,é um "Lactarius delisiosus" ,vulgo sancha,pinheira,pinheirinha,etc., é comestível e,tal como o nome indica,delicioso.
Escolhemo-lo para agradecer,à distinta artista -pintora e escultora- MARIA LINO o excelente dia proporcionado na sua casa e atelier em Feital-Trancoso,sábado passado,ao biólogo JOSÉ CONDE pela lição de cogumelos,especializada e simpática,(ficam por agradecer as inúmeras ajudas dadas na identificação das aves que,por aqui,vamos fotografando),ao Senhor,porque de um Senhor se trata, LINO,irmão de MARIA,pelo opíparo almoço preparado com fungos.Muito obrigado.
Que belo.Que côr.Julgamos tratar-se de "Lepista nuda" .Alguns autores consideram-no comestível,após cozedura prolongada,para anular a toxidade.

É a amanita mata moscas ou "arrebenta bois" ,"Amanita muscaria".
Há apreciadores que a consomem depois de lhe tirar a cutícula.
É alucinogénico.
Será este o repasto de grande parte dos governantes dos restos da Nação?
mário



quinta-feira, 19 de novembro de 2009

REDONDA MENTIRA


Este cogumelo é o "Phallus impudicus". É facilmente identificável pela sua forma e,sobretudo,pelo cheiro desagradável.


Fez-me lembrar,sabe-se lá porque,o ataque ao Estado de Direito Democrático.
É redonda mentira.Ninguém pode fazer tal.Não se pode atacar algo que não existe.Não se pode roubar o burro a quem o não tem.
Não é bem assim.Há quem consiga roubar os mais pobres,mesmo quando já não têm nada.
Será que descobriram,com meios mais sofisticados,muito mais sofisticados,o Estado de Direito Democrático,lá nalguma caverna dos Montes Hermínios?
Ou será só um moinho de vento para um moderno D. Pexote,digo Quixote de la mancha?
Ou confundiram-no com o Estado de Direitos?Não,esse ninguém ataca.É o Estado deles.
É difícil?Pois é,temos de nos esforçar mais.
Lembra-me,cada vez mais,a cruzada contra os Cátaros.




Também anda por aqui o Pavão diurno "Inachis io".Linda e a pavonear-se.
Fica aqui o Coro dos Escravos de Verdi.É o que me apetece ouvir.

mário

terça-feira, 17 de novembro de 2009

O DIABO E OS ANJINHOS







Aqui ficam,para memória futura,estas belas lagartas.Não conseguimos,ainda,identificar os bichos alados natos daqui.
Estas beldades lembraram-nos os morrões.No "Puertu" "murcões",para os Galegos "gussanos".São os bichos da porcaria.
Daí o diabo e os anjinhos.
Então o diabo andou a corromper os anjinhos.
Tem de pagar.Primeiro a penitência sobre os lucros indevidos.Depois cadeia com ele para não corromper mais ninguém.
Os anjinhos estão perdoados por natureza.Nem precisam de se confessar.Só cobraram a penitência aplicada,para provar a corrupção do diabo,coitadinhos.O diabo não podia ficar com tudo,pois claro.
Ainda se fosse um da sua igualha,de gravata de seda e palitó,cabeleira e sotaina,ou toga preta.Agora um socateiro.Pega lá que já almoçaste.
Aos anjinhos,coitadinhos,temos de agradecer por terem desmascarado o diabo,e continuar a pagar-lhes,têm de viver,pobrezinhos.
E vamos continuar a ter muitos anjinhos,coitadinhos,para bem da nação.
mário




sábado, 14 de novembro de 2009

ASSASSINOS OU ABDICAR DE MATAR

2009-11-04
Assassino é, segundo os dicionários, quem mata ou manda matar com intenção. O termo está relacionado com a ideia de morte provocada com violência, mais ou menos premeditada e/ou de forma traiçoeira.
Poderá colocar-se a questão se os perto de 300.000 portugueses que, às quintas-feiras e domingos, entre Agosto e Fevereiro, matam animais a tiro pelos campos deste país, normalmente conhecidos por caçadores, podem ou devem ser chamados de assassinos.
Matam com intenção, de forma premeditada, com violência, traiçoeiramente, seres indefesos e que nada terão feito para merecerem o sofrimento a que muitas vezes são sujeitos pela sensação de perseguição, pelo susto, a dor e a agonia provocados pelos tiros dos caçadores ou pelas dentadas dos seus cães. Seres pacíficos, belos, úteis, com direito à vida, que nada terão feito para merecerem a morte.
Não matam em defesa própria, nem por necessidade. Matam por prazer ou… por desporto. Não matam corajosamente, olhos nos olhos, quem tem meios de defesa e poder de contra-ataque. Matam seres inocentes, sem qualquer capacidade de defesa. E fazem-no por prazer ou… por desporto.
Mas os dicionários referem a palavra assassino relacionada com a morte de pessoas. Não costuma ser utilizada para quem comete o mesmo acto em outros animais, pelo que a sua utilização - pelo menos para já - é inadequada.
E digo "pelo menos para já" porque penso que, mais cedo ou mais tarde, a humanidade irá reprovar fortemente quem não respeite as mais diversas formas de vida. Não sei se os caçadores algum dia vão ser chamados de assassinos. Mas tenho a convicção de que a caça virá a ser reprovada por um cada vez maior número de pessoas e, eventualmente, proibida.
Entretanto, muito gostaria que as pessoas que criaram o gosto pela caça meditassem um pouco no que realmente fazem e se - face às leis universais - podem ou devem fazê-lo. Mais bonito que a proibição da caça, seria que cada um dos caçadores abdicasse do seu prazer ou… do seu desporto.
Por LUIS PORTELA,in JORNAL DE NOTÍCIAS DE 04-11-2009
Sem comentários.

mário

terça-feira, 10 de novembro de 2009

É PRECISO DESPIRMO-NOS NA PRAÇA

Esta é uma das exposições,feitas nas escolas,que mais prazer me deu:
Foi incentivada e promovida pelas nossas vizinhas e amigas.Lentamente,mas seguramente,vai mudando;
Ajudaram a montar a exposição os alunos do Curso de Fotografia.Um gosto.Interessados,atentos,empenhados e muito colaborantes.Conversar com eles foi um privilégio;
Encontramos pessoas verdadeiramente atentas e lúcidas à preservação da natureza;
A exposição é na sala de espelhos onde ensaiam os alunos de dança.Tem um encanto que ajuda e incentiva.Deixam lá algo deles.
Infelizmente as asneiras do ministério continuam a deixar marcas.Mas a vontade vai partindo peias e amarras,devagar,muito devagar.
Encaro sempre as exposições como,apenas e tão só,actos de divulgação da fauna e flora,tal como é,para ser conhecida e preservada.
As fotografias não têm quaisquer pretensões artísticas,isso deixo para os profissionais.São feitas quase sempre sem tripé e,todos sabemos como é complicado fotografar com macro ou com 500 na mão.Às vezes serve-nos de tripé uma pedra,um muro ou os próprios cotovelos no chão.A natureza nunca espera por luz adequada,velocidade,abertura ou iso.Muitas vezes nem sequer espera por focagem correcta ou por mudança de lente.São assim mesmo,sem arrebiques ou manigâncias.Pretendem apenas registar para divulgar.
Por isso lembramos sempre um poema,vamos deixar os primeiros versos,de memória:
"É preciso despirmo-nos na praça e esperar o que vier serenamente,os gritos e falares da populaça e os olhares de desprezo e de devassa dos que,sem se voltar,seguem em frente".
mário
Post scriptum-Tive sempre a ideia de serem da fase mais contestatária do Cutileiro.Já os vi citados como de autor anónimo.

domingo, 8 de novembro de 2009

EXPOSIÇÃO OLHAR E VER


Abre amanhã - dia 09 de Novembro - em Vila Franca de Xira - Escola Alves Redoal a Exposição de Fotografia OLHAR E VER, a convita da Senhora Professora de Biologia Fernanda António.
Para a anunciar escolhemos esta borboleta,a que chamamos esfarrapada, "Polygonia C-album",e conhecida também como vírgula pelo traço branco curvo ao meio da asa.

Esta é uma,"Melotaea trivia ou didyma",são tão parecidas,só se identitificando,com toda a certeza,fotografadas também de asa aberta,ainda não aconteceu.
Queremos deixar aqui o nosso agradecimento à Escola Alves Redol,à Senhora Professora Fernanda António e também às nossas vizinhas irmãs Ramos por nos terem possibilitado mais esta iniciativa de divulgação,para que sejam preservadas,da fauna e flora do Mondego.
Penhoradamente,
mário


sexta-feira, 6 de novembro de 2009

LAGARTA NA HORTA?MUITO PIOR.

Este é um casal de "Pieris brassicae",conhecida vulgarmente como Borboleta da couve.
Poe estes ovos,em grupos,na face inferior das folhas de couve.
As lagartas nascem já com a mesa posta e começam,de imediato,a comer.

Até atingirem este tamanho e construirem um casulo onde se metamorfoseam,aparecendo novamente na fase alar.
Deve ser por nascerem já com a mesa posta e todas as condições para crescerem,além do estrago que fazem nas hortas,que são comparadas aos políticos no ditado popular:
"Pior do que lagarta na horta".

Deixo aqui,também,este belo Pisco "Erithacus rubecula",na esperança que coma alguns.
mário
O homem define-se pela forma como trata os animais.



quarta-feira, 4 de novembro de 2009

A IMBECILIDADE INTELIGENTE

Esta delicada trepadeira dos bosques "Certhia familiaris" parece querer esconder-se dos carrascos humanos abrigando-se por baixo da amiga árvore.
Este rabirruivo (fêmea) "Phoenicurus ochrurus" parece triste,como tendo pena dos imbecis humanos.
Um terço de todas as espécies existentes em risco de desaparecerem.Isto não faz o poder parar para pensar?
Que inteligência imbecil é esta?
Vamos continuar a alcatroar e cimentar tudo?
Vamos continuar a esventrar mesmo REN e RAN?
Vamos continuar a desbaratar tudo como se o mundo acabasse amanhã?
Vamos continuar a permitir que uns quantos carrascos alucinados acabem com o que ainda resta a tiro?
Que génes são estes que nos levam a continuar a cavar o poço quando já estamos afogados?
Vamos permitir que a ganância de alguns esbange os recursos que devem ser de todos?

Aqui fica também um delicioso cogumelo "Pleurotus ostreatus".Começam a aparecer agora.São deliciosos e têm uma cor cinza-azulado muito bonita.
Apreciemo-los,enquanto nos deixam.
mário
Post scriptum-Não se iludam,a democracia capitalista só é para quem tem capital,nunca para os humildes pobres.


domingo, 1 de novembro de 2009

VINHAIS-VILA FRANCA DE XIRA,VIA CONCERTO

Tinha escrito no CÂNTARO ZANGADO,depois de ver o perfeitinho verdelhão do José Amoreira
não sei se terei coragem de mostrar o meu depenado.Mesmo assim aqui fica depenado e tudo.Está em plena muda a alimentar-se de vagas verdes de trovisco "Daphne gnidium".
Julgo que será aí que vai buscar a coloração.Aquele verde lindo,característico do "Carduelis chloris".
As minhas fotos são assim mesmo,sem retoques ou rebiques,tal como é a natureza.
Fomos ontem buscar as fotografias a Vinhais.Estiveram expostas no Parque Biológico.A exposição,para durar um mês,ficou mais de três.Um grande bem haja à Directora do parque e a toda a equipa.
Agora vão para Vila Franca de Xira,Escola Alves Redol,a pedido da Srª. Professora de biologia Fernanda António.Agradeço às pessoas amigas de Santa Maria de Porco que trabalham naquela escola e,conhecendo o trabalho feito na Fundação Trepadeira Azul,incentivaram mais esta exposição.
A abertura é dia 09-11-2009.


Chegados de Vinhais,onde alguns bons amigos aproveitando a festa da castanha nos ofereceram um magusto,fomos assistir ao concerto do GRUPO DE MÚSICA COMTEMPORÂNEA DE LISBOA.Interpretaram trechos de Jorge Peixinho.Algo que lavou o espírito.Maravilhoso.Com uma excelente surpresa.Traziam,como pianista convidada,ANA TELLES.Deliciosa,como sempre.Intérprete previligiada de Olivier Messian,estudou com a viuva do compositor,faz-nos voar com os pássaros.Ainda nos deu a prazer de,com ela,trocar algumas impressões durante o intervalo.Um fim-de-semana,ainda fechado,com uma conversa,à merenda,sobre fotografia, borboletas e aves com os nossos queridos amigos Pedro Pires e Fernando Romão,já que o tempo não nos permitiu andar pelo campo,não havia luz para retratos.
Com pessoas assim ainda haverá esperança.
mário