quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Desafio de "BICHO CARPINTEIRO"

Esta beldade,com as rendas do saiote de minha avó,julgo ser uma ,"Dysgonia algira".


Este encanto é a "Acontia lucida".Identificadas com recurso ao portal do amigo Pedro Pires-Borboletas de Portugal.
A querida amiga Austeriana através do seu delicioso blogue "BICHO CARPINTEIRO",propoe-nos o desafio de-Dez livros que NÃO mudaram a minha vida.
Perdoar-me-á pois vou subverter as regras e identificar uma dúzia de autores que não mudaram,ou talvez sim,a minha vida.
Depois de me terem obrigado e decorar uma série de patranhas,claramente patranhas,da dita história de Portugal,fiquei sem grande gosto pelo romance.Prefiro livros para ler devagar,muito devagar,livros a que retorno,livros para ler como quem ouve boa música.
Em vez da história dos descobrimentos,li a História Trágico-Marítima.A Bernardo Gomes de Brito só deixaram publicar dois volumes.Os outros três foram,mais ou menos censurados.
O Albino Forjaz Sampaio agradou mais no retrato crítico da sociedade lisboeta e menos no naturalismo.Também andei pelo Raul Brandão.
Sartre foi o encanto dos 16/17.Eramos três amigos e colegas.Ainda assim comtinuamos,amigos,pois eles são ilustres figuras.Eu quis sempre continuar mais camponês do que erudito.Foram dias e noites de autênticos debates,às vezes,semi-públicos.
Depois os ideólogos da Revolução Francesa,Rosseau,Voltaire (o Francisco Maria) e o (Barão Carlos) Montesquieu.Depois Marx,o Karl.Intrometeu-se aqui Bernard Henri Lévy,inteligência brilhante,discurso fluente,memória de elefante,transportava a novidade.A tal cópula diabólica entre o fascismo e o comunismo.Foi a maior desilusão.O último livro que comprei "Quem matou Pearl",tive de o tomar como um remédio para conseguir acabar.É pouco mais do que a história de um americano da c.i.a.(o autor) nas madrassas do Paquistão.
Os Seareiros,não vou distinguir nenhum,encantaram-me até 74 quando a Seara Nova foi tomada de assalto por medíocres e psicopatas agressivos com ânsias de prestígio social.
Alguns livros consigo ler em música.As Mil e Uma Noites leio de quando em vez na Xarasade,ou SAHRAZAD,de Rhimsky Korsakov.
Volto ao Rio da Morte,`do amigo Rebanda.Tão interessante que teve de ser edição do autor.
Ando a acabar de digerir o Escrevo Risco do amigo Américo Rodrigues em co-autoria com Jorge dos Reis e Zigud.É uma história interessante e cheia de surpresas e simplicidades profundas.
Não,do Saramago tentei a Jangada de Pedra.Encontramos muita coisa que ficaria sofrível entre os séculos XV e XVIII.
Aliás os premiados nunca me seduziram muito.Encontra-se com muita facilidade a razão dos prémios.
Outros parecem pássaros engaiolados pelos grupos de interesses a que pertencem.E românticos,românticos prefiro os de há um ou dois séculos.
Livros ao Quilo,com arroz transgénico e macarrão não sou capaz de comprar.
Paul Auster vai ter de agradecer a Austeriana.Vou ler o livro dele que está a chegar ainda quentinho.
Pedia-me também para lançar o desafio a dez blogues,aqui ficam:
Cafe Mondego - Cantaro Zangado - Das plantas e das Pessoas - PARM -Ar da Guarda - Carris - Fernando Romão Fotografia e Natureza - Anfíbios e Répteis - Morceguismos - O Canto de Pandora.
mário



domingo, 27 de dezembro de 2009

A ORELHA DE JUDAS

Esta beleza de "Sylvia" está a cear com as últimas bagas de Sabugueiro ,"Sambucus nigra".
Este arbusto muito divulgado e com variadíssimas aplicações-em chá para tosse e rouquidão,amassado para tintos,para dar côr ao vinho e também para pintar telas e paineis,desde a antiguidade.Nalgumas regiões do interior é conhecido como "Maias",julgamos que pela data da floração.Nos Açores,um nome lindo "Rosas-de-bem-fazer".
É um fungo.Julgo tratar-se de,"Auricularia auricula-judae",vulgo Orelha de Judas.É muito abundante em troncos mortos.Ao secar assume formas mais parecidas com uma orelha.
Deve ser esta a razão para haver tantos "bufos".
É considerado comestível.Não,não,a Orelha de Judas.
Aparecem,quase sempre,assossiados a estes amarelinhos,"Tremela mesentéria".


Rosa brava,"Rosa canina".Para aqueles a quem a sociedade nunca deixa ter Natal.Não devia estar florida nesta altura.Acontecem,cada vez mais,anomalias destas e parece ninguém ver.
Oxalá ainda vejamos a tempo,sim,porque eles,os das cimeiras,não vão ver de certeza e os outros sentados no poder também não.
mário



quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

A PIEDOSA HIPOCRISIA

Andei para aqui a rebuscar umas floritas de Outono.Deveriam vir na Primavera.Elas bem gritam.
Esta beldade parece ser "Scilla beirana".
Depois,a brincar com a macro,encontramos este hipericão,"Hypericum perforatum",e

esta maravilha de,"Verbascum pulverulentum".


Ainda apanhamos estes esplêndidos "ignoro"minúsculos,sobre uma flor de silva "Rubus fruticosus",em plena dança de sedução.
Aqui os deixo,para todos.
Especialmente,perdoem-me,para o BICHO CARPINTEIRO,um lugar intelectualmente divino,visitá-lo é obrigatório.tinha prometido uma felosinha.Ficaram na mensagem anterior,depois o vai e vem da rede,não me deixou fazer nada.Deve ter sido da neve.Entrou nas novas tecnologias e pronto.Queria ter feito um arranjo diferente.A pouca sabedoria também não ajudou.
Desta quadra lembrei-me ao ver,ali para os lados da Mizarela,um velhinho com mais de 90 anos a apanhar uns pausitos e carregá-los às costas.Não,não vou expo-lo,não tenho esse direito.Mas lá voltarei,um dia destes.Hoje não.
Também pensei ir até Sátão,fotografar a escultura do frontespício do Convento do Senhor Santo Cristo da Fraga.REPRESENTA UM DRAGÃO A COMER-SE A SI PRÓPRIO.E por aqui a foto.
Não,hoje não.
Foi o Convento onde viveu Frei Joaquim de Santa Rosa de Viterbo.Deixou-nos uma das obras,senão a única,indispensável para compreender o português arcaico,o Elucidário das Palavras,Termos e Phrazes,que em Portugal antigamente se usaram,e que hoje regularmente se ignoram.
A net não me deixou escrever nada sobre o incêndio no prédio do Hot Clube,um destes dias aí voltarei para recordar o sítio onde me encantei com os espirituais Negros.
De resto só me surgiam frases feitas e lugares mais do que comuns.Esses não preciso de repetir
mário




segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

O SOLSTÍCIO OS EUNUCOS E O AMBIENTE


ESTAS DUAS MARAVILHAS,JULGAMOS TRATAR-SE DA MESMA ESPÉCIE,"Phylloscopus colybita",APARECE AGORA NO IMVERNO.
Não conseguimos escolher entre as duas fotografias.

É um,"Serinus serinus",é da família dos tentilhões.Está,também,relacionado com os canários domésticos que nada fizeram para serem condenados a prisão prepétua.


É um pintarroxo fêmea,"Acanthis cannabina",cheia de frio e a matabichar.
Todos fotografados agora no Solstício.
Parecem estar a pedir-nos ajuda depois de tanto os termos sacrificado.
Não,a tal conferência pariu meio ratinho.O dinheiro nunca teve nem causas,nem sentimentos e,ao que parece,só aceita o poder dos eunucos.
E,nesta causa,só aqueles que condenamos à miséria estão inocentes.Ou actuamos,ou somos coniventes culpados.
Nunca largarão o osso voluntariamente.A humanidade só tem actuado depois das catástrofes.
Esperamos,pouco,algum juizo e bom senso.
mário




sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Adios a la fiesta. Nada de touros na Catalunha

Os defensores da Plataforma Prou (“Basta”, em português), festejaram esta manhã a aprovação da Iniciativa Legislativa Popular, que permitirá debater a abolição das corridas de touros da Catalunha. Dos 135 deputados do hemiciclo, 67 votaram a favor, contra 59 que votaram contra. As críticas já se fizeram ouvir. O toureiro de Valencia Enrique Ponce, assinalou que este apoio parlamentar a iniciativa supõe “um ataque político contra algo tipicamente espanhol”.O proprietário da Monumental de Barcelona, a única praça que continua a funcionar em Barcelona, garante que esta proibição seria uma “limitação à liberdade” e supunha o fim “de uma das tradições mais enraizada de Barcelona”.A votação desta sexta-feira é a primeira das três fases no processo parlamentar para conseguir a proibição das corridas de touros na Catalunha.
por Marta Cerqueira, Publicado em 18 de Dezembro de 2009

Retirado,com o devido agradecimento do jornal I.

Aqui fica o registo e o nosso muito obrigado aos deputados da Catalunha.

Como dizia um conhecido pensador "A TRADIÇÃO É A PERSONALIDADE DOS IMBECIS".
A Catalunha não se deixou levar por essas teorias bacocas.
ESPERAMOS QUE SIRVA DE EXEMPLO PARA PORTUGAL.

NADA JUSTIFICA ACTIVIDADES BÁRBARAS COMO AS TOURADAS OU A CAÇA.

PERSEGUIR,TORTURAR E ASSASSINAR ANIMAIS POR DIVERSÃO,PRAZER OU "DESPORTO" É ETICAMENTE CONDENÁVEL E RACIONALMENTE INJUSTIFICÁVEL.

BASTA!

ISTO PROVA:VALE SEMPRE A PENA DEFENDER COM ENTUSIASMO,PERSEVERANÇA,FORÇA E CORAGEM AQUILO EM QUE ACREDITAMOS.

CABE AQUI UMA PALAVRA DE APREÇO,APOIO E SOLIDARIEDADE A MIGUEL MOUTINHO E À ASSOSSIAÇÃO ANIMAL PELO TRABALHO,DEDICAÇÃO E CORAGEM NA DEFESA DOS ANIMAIS.ESTA VITÓRIA TAMBÉM É DELES.

A INDIFERENÇA,O DEIXA ANDAR,O FAZER DE CONTA E A COBARDIA SÓ SERVEM AO AGRESSOR,NUNCA À VÍTIMA.

mário

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

MAIS UM "BUTEO BUTEO" DEVOLVIDO À NATUREZA

"Fringilla coelebs",vulgo Tentilhão (macho).





A convite,como sempre,do CERVAS,Centro de Ecologia,Recuperação e Vigilância dos Animais Selvagens,em colaboração com a assossiação ALDEIA,assistimos a uma acção de sensibilização,com os alunos da Escola de Videmonte, e uma devolução à natureza de uma Águia de asa redonda,"BUTEO BUTEO",depois de recuperada no centro.
Enquanto algumas alimárias tudo matam,tudo destroem,ainda há e,parece,cada vez mais,quem queira ajudar os animais,a biodiversidade e,no fim,a todos nós.
Aqui fica o registo.
Quando regressávamos apareceu aquele belo macho de Tentilhão.
Ao CERVAS e ASSOSSIAÇÃO ALDEIA a nossa gratidão.
mário
Post scriptum:
"O que acontecer aos animais acontecerá também aos humanos".
Perseguir,torturar e matar animais por diversão,prazer ou "desporto" é eticamente condenável e racionalmente inexplicável.




domingo, 13 de dezembro de 2009

COGUMELO FLOR E BORBOLETAS

Esta é a Bela dama,"Vanessa cardui",fotografada ontem.Ainda por aqui anda.Esfarrapada como a nação.A borboleta pela idade,a nação pela imbecilidade.
A bela,"Issoria lathonia".Tem aparecido regularmente,nesta época.

Não,não é uma flor.É um lindo fungo ou cogumelo.A natureza presenteia-nos com cada coisa.Espécie,não sei.Fica aí,para deleite de uns e para tentativa de identificação dos especialistas.
mário
Post scriptum:
A pior ditadura é aquela que nos vendem travestida de democracia.


quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

OLIVIER MESSIAEN E OS PÁSSAROS

"Turdus merula", vulgo Melro preto.
"Carduelis carduelis",vulgarmente conhecido por pintassilgo.

"Fringilla coelebs",vulgo tentilhão.
Não sou muito dado a comemorações de nascimento,muito menos de morte,prefiro recordar sempre quando me apetece.Este blogue não podia deixar de recordar Olivier Messiaen.A sua música inspirava-se no canto das aves.Nasceu a 10 de Dezembro de 1908.
Andava por aqui um Melro muito interessante.Respondia,sobretudo,à música de Mozart e de Albinoni,entusiasmado,assobiando como que a acompanhar a cadência.
Desde que começou a chacina cruel dos animais selvagens,a que chamam caça,nunca mais o ouvimos.
Tentamos encontrar algo de Messiaen,interpretado por Ana Teles,a executante por excelência,mas deixamos aqui O Melro Preto.Não é por Ana Teles,mesmo assim,espero que gostem.
mário


quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

ANTÓNIO ALEIXO E A REGIONALIZAÇÃO

É a,"Cuscuta epithymum",vulgo linho de cuco.Está a parasitar o ,"Foeniculum vulgare",conhecido como funcho ou fiolho.
Aleixo disse:"Quem não trabalha e come,come sempre o pão de alguém".
Não,não se referia aos infelizes que este capitalismo terrorista de Estado manda para a miséria,depois de os ter escravizado.Referia-se aos parasitas.Aqueles que querem viver à custa do erário público,o mesmo é dizer,à custa de todos nós,roubando,vigarisando,aldrabando,pouco importa,é preciso é sacar algum.
Esta planta,a cuscuta,não tem raiz,nem,tão pouco função clorofilina,alimenta-se sugando o parasitado.Não é,por isso verde.Mas,alguma troca haverá.As leis da natureza nada têm a ver com as leis dos fagundes.
Os outros,os tais,também são,quase sempre descorados.

É um alho porro,selvagem,"Allium porrum".No São João costumavam bater com ele na cabeça uns dos outros.
Agora,como diria meu pai,já só com uma moca de pregos.

O insecto,é um ivni,aí fica para os mais entendidos,ou,como diz o amigo Rebanda,em reserva científica.
A flor é a "Jasione montana".
Espero que o insecto pique.


Regionalização?Para quê?Mais uns tachitos para os próximos desempregados das autarquias e quejandos.Os tais impedidos de voltarem a candidatar-se.
Já não chegam as empresas públicas,municipais,semi e privadas integradas no capitalismo de estado?
Já bonda.
O País não aguenta mais trambolhos.
mário
Post scriptum-Estreiam hoje,no TMG,duas peças de Sanches.Nunca me seduziram os pensadores demasiado vinculados seja ao que for.Parecem pássaros engaiolados sempre a esbarrar nas grades da gaiola.Gosto de pensamento mais aberto.Nunca gostei,nem deixei por,cabeçada,barbela e entrolhos.Bem tentaram e tentam.Mas,curiosidade tenho.Sobretudo para ver a actuação do amigo Américo Rodrigues.Espero que parta uma perna.

sábado, 5 de dezembro de 2009

ENTRE O PÃO E A DIGNIDADE

Esta,"Sylvia atricapilla",come,também,azeitonas.É o pão dela.
Esta é o,"Aegithalos caudatus".O nome advem da linda cauda exibida garbosamente.


Não se pode obrigar um povo a escolher entre o pão e a dignidade.Não se podem vergar vontades com a ameaça do desemprego.
Se o faz um qualquer patrão é um crima inqualificável.
Se o manda fazer o poder não será terrorismo?
Já li despachos como este "nomeio folano para,endireitar,tal organismo".Não,não foi no tempo da outra senhora.Foi no tempo destes senhores.
Aí vai um cacique para os meter na ordem.Por trabalhadores uns contra os outros é uma receita bem conhecida.Terá algo a ver com democracia?
Se, em vez de promover um trabalhador competente,se nomear um amigo imbecil,esse organismo ficará,irremediavelmente,sob a lei da embecilidade.
Se,em vez de promover um técnico de carreira,competente,se nomear um compadre político,esse organismo ficará,irremediavelmente,sob a lei do compadrio,ou da corrupção,etc..
Onde param as estruturas sindicais?Se virarem agora as costas o problema virá,toda a vida,atrás de vós.
Estes lindinhos,"Garrulus glandarius",vulgo gaios,são,talvez,dos melhores semeadores de árvores de bolota.Comem algumas,espalham outras.
Tão garridos,alguém diria,são da família dos corvos.


mário
Post scriptum-Nacional socialismo não,obrigado.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

EL SISTEMA


Não são as batutas de GUSTAVO DUDAMEL nem,tão pouco,alguma baqueta de cabeça.Alguma espécie de Agaricus?Não sei.Aí ficam para os entendidos.Mas lá que são bonitos,são.




Esta fêmea de Rabirruivo,já anteriormente posta no blogue,esta sim,acabou de tomar banho numa charquinha ali na pedra grande,está a enxugar para ir ao concerto da orquestra juvenil ibero-americana na gulbenkian.
Quando "El sistema" dá oportunidade aos mais humildes,e logo na música,fazendo surgir Gustavos Dudamel (perdoemos o imediatismo,nada é perfeito) e num país da dita américa latina,a tal atrasada e de bandidos, ainda bem que existe.Na velha europa o sistema parece só fazer surgir corrupção e quejandos.
mário