domingo, 23 de maio de 2010

AGRICULTURA NATURAL OU BIOLÓGICA OU ECOLÓGICA.

Acções de promoção e divulgação de uma agricultura não agressiva,respeitadora da vida,enquadrada nos ecossistemas e longe dos grandes interesses,aparecem cada vez mais.Ainda recordo 1986,quando promovemos o primeiro curso de agricultura biológica na Peninsula Ibérica,com o apoio da acabada de nascer AGROBIO,fomos quase considerados criminosos a abater,mesmo por alguns dos senhores ainda hoje no poder e,embora eu não acredite muito em cristãos novos,nem nos velhos,tão amigos do ambiente.

A agricultura biológica é tão obviamente melhor para a saúde e natureza,tão racionalmente importante como modo de vida para resolver o relacionamento equilibrado com os outros seres,tão cientificamente comprovada para a saúde de todo o planeta,porque não está mais amplamente difundida?

O primeiro obstáculo,sem dúvida,é este sistema de organização social e política-o dinheiro em detrimento de tudo,mesmo que sejam o bem estar a saúde e a sobrevivência.
Há hoje,não houve sempre?,duas ciências,uma para as pessoas,outra para o dinheiro.
Uma sociedade baseada na acumulação de bugigangas,no egoísmo e na imbecilidade propagandeada até à exaustão pelos meios,mais sofisticados e subtís,ao serviço dos mesquinhos interesses de quem manda.
Como já dizia Aristóteles:"A política não é para sábios e honrados,é para imbecis e velhacos."
Capazes de se acobardarem debaixo da mesa do banquete à espera das migalhas que selectivamente,os nababos,vão deixando cair.Se se engaliarem por elas tanto melhor.
Lá estaremos.
mário

Sem comentários:

Enviar um comentário