Um estranho Louva-a-deus bem disfarçado na vegetação.Tem feito uma dieta rigorosa pois está bem mais magro do que
este a tentar a côr da "Phytolaca americana".Uma planta sobre a qual muito se tem escrito.Talvez por ser tão chamativa.É tóxica.Algumas partes usam-se no tratamento de doenças.
As belas bagas são aproveitadas por algumas aves.É uma infestante danada pois resiste a quase tudo,até aos incêndios.A sua raiz não é afectada e rejuvenesce a partir daí.Todos os anos,a planta aqui junto a casa,me sorri nesta época.
+ +
Ou atalhamos já o nazismo que por aí anda,ou teremos mais um ciclo de obscurantismo,miséria e opressão.Já começou.
Esta acesa discussão do sexo da crise serve para justificar isso mesmo.
Espero e desejo que esta Europa velha e anquilosada,com artroses multiplas e massacrada,ainda tenha força para se levantar.
mário
Belos e engenhosos animais. As bagas no fundo parecem as que se usavam em tempos idos para "pintar" os lagares do vinho antes da primeira utilização.
ResponderEliminarA propósito, as sementes esmagadas para envenenar os peixes, não seriam de uma planta amarela em que por Pedome e quiçá na Castanheira, se chamava Cássimo?
Abraço,
Armando
É muito possível que sim.
ResponderEliminarTodas as usadas,ainda recentemente,têm a ver com "cicuta"-"Conium maculatum",ou "Trovisco"-"Daphne gnidium",conforme a região e a abunâncis de uma ou outa planta.
Um abraço,
mário
Eu arranjo-lhe um dia destes uma foto de um bicharoco muito vulgar aqui na minha casa a que nós chamamos mil patas, mas eu sei que não é esse seu nome.
ResponderEliminarPoderá ser,eventualmente,uma centopeia.
ResponderEliminarFico a aguardar.
Um abraço,
mário
Estas últimas bagas negras não são venenosas? Estava apensar nos meus livros policiais.... Se dariam para um crime! E os chamados "dedos de ama" não têm digitalina???
ResponderEliminarNão se assuste, estou a brincar.
Agora dediquei-me à música, vá "ouvir"...~
Abraço
Esperemos, esperemos! Mas confesso que estou assustada.
ResponderEliminar