segunda-feira, 27 de setembro de 2010

"PYRALIS FARINALIS" E "PHYTOLACA"

Como só há farinha biológica cá em casa aparece,sempre mais nesta altura do ano,a "Pyralis farinalis".Tal como o nome indica passa uma fase do seu desenvolvimento na farinha.
Um estranho Louva-a-deus bem disfarçado na vegetação.Tem feito uma dieta rigorosa pois está bem mais magro do que

este a tentar a côr da "Phytolaca americana".Uma planta sobre a qual muito se tem escrito.Talvez por ser tão chamativa.É tóxica.Algumas partes usam-se no tratamento de doenças.


As belas bagas são aproveitadas por algumas aves.É uma infestante danada pois resiste a quase tudo,até aos incêndios.A sua raiz não é afectada e rejuvenesce a partir daí.Todos os anos,a planta aqui junto a casa,me sorri nesta época.
+ +
Ou atalhamos já o nazismo que por aí anda,ou teremos mais um ciclo de obscurantismo,miséria e opressão.Já começou.
Esta acesa discussão do sexo da crise serve para justificar isso mesmo.
Espero e desejo que esta Europa velha e anquilosada,com artroses multiplas e massacrada,ainda tenha força para se levantar.
mário



6 comentários:

  1. Belos e engenhosos animais. As bagas no fundo parecem as que se usavam em tempos idos para "pintar" os lagares do vinho antes da primeira utilização.
    A propósito, as sementes esmagadas para envenenar os peixes, não seriam de uma planta amarela em que por Pedome e quiçá na Castanheira, se chamava Cássimo?
    Abraço,
    Armando

    ResponderEliminar
  2. É muito possível que sim.
    Todas as usadas,ainda recentemente,têm a ver com "cicuta"-"Conium maculatum",ou "Trovisco"-"Daphne gnidium",conforme a região e a abunâncis de uma ou outa planta.
    Um abraço,
    mário

    ResponderEliminar
  3. Eu arranjo-lhe um dia destes uma foto de um bicharoco muito vulgar aqui na minha casa a que nós chamamos mil patas, mas eu sei que não é esse seu nome.

    ResponderEliminar
  4. Poderá ser,eventualmente,uma centopeia.
    Fico a aguardar.
    Um abraço,
    mário

    ResponderEliminar
  5. Estas últimas bagas negras não são venenosas? Estava apensar nos meus livros policiais.... Se dariam para um crime! E os chamados "dedos de ama" não têm digitalina???
    Não se assuste, estou a brincar.
    Agora dediquei-me à música, vá "ouvir"...~
    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Esperemos, esperemos! Mas confesso que estou assustada.

    ResponderEliminar