quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

"SERINUS SERINUS" E O LAGAR

Uma bela ave,"Serinus serinus",aqui pomposamente empoleirada numa infestante exótica "Acacia dealbata".
Tenho de deixar aqui um pedido de desculpas aos meus amigos pela falta de assiduidade.Mantenho as visitas,já me viciaram,mas sem tempo para comentários.
Esta,na fotografia,é a razão.
Uma cooperativa para aproveitar a excelente qualidade da azeitona aqui do vale,extraindo azeite biológico,por um processo moderno e ecológico,ou seja,a frio e sem água.
É para servir os camponeses humildes e explorados.
A adesão é surpreendente pela grande quantidade.
Daremos mais pormenores.
Claro,também há detractores,os mesmos do costume,regedores,caciquelhos,arruaceiros,velhacos,sacripantas,..... os tais que também estão contra a cultura.Contra tudo o que não estiver sobre a pata deles e der algum.Servem para dar mais força e ânimo.
Não ficaremos calados e quietos perante as vítimas de tanta extorsão.
mário

7 comentários:

  1. Depreendo que a "Acacia dealbata" seja a vulgar mimosa.
    Sobre a extracção do azeite fiquei também curioso pois que tenho acompanhado este assunto de perto e noto que hoje em dia a produção de azeite por pequenos produtores é uma actividade de miséria. E o preço do azeite mantém-se o mesmo há mais de dez anos.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Pois eu de facto, já tinha dado pela falta do meu amigo trepadeira. Mas pelo que vejo e leio, é uma ausência mais do que justificada.
    Que lhe corra tudo pelo melhor!

    ResponderEliminar
  3. Bravo, Mário! Lutadores como tu, com posições demarcadas e frontais sobre a justiça e a cultura, é que fazem a diferença no mundo e o tornam, sem dúvida, melhor!
    Por isso, a tua ausência, está mais que perdoada, ainda mais com o brinde da serinus serinus, que é lindíssima.:)))
    bjs,

    ResponderEliminar
  4. Amigo Mário,

    Tenho acompanhado relativamente de perto a sua "LUTA", não tão de perto quanto gostaria, mas sempre que posso, passo por aqui. Depois da carta aberta que escreveu, que aliás, conhecendo o seu carácter frontal, sério, justo e lutador, nada me surpreendeu, e os desenvolvimentos posteriores que culminaram na moção de repúdio ao cidadão Américo Rodrigues que também muito prezamos, cá por casa ficámos atordoados com a canalhice, a falta de ética e de moral que tem presidido à vida desta cidade, que de real vontade de fazer crescer a cidade não tem nada, mas que cada vez mais se parece a um queijo podre. Aliás, não encontrámos palavras para exprimir o que na altura sentimos. Algo de positivo aconteceu. Pelo menos cá em casa ficámos sem dúvidas relativamente ao carácter de alguns dos representantes da AM...

    Força e venha o azeite, farto e verde como a esperança

    ResponderEliminar
  5. Olá
    Tenho andado a vasculhar o seu blog e ao deparar-me com esta notícia faço uma pergunta. Este lagar existe? Se sim encomendo desde já 5 lt de azeite. Espero que sim e se for preciso vou escolher as azeitonas :) isto porque o ano passado um amigo que tem oliveiras, para os lados de Alvaiázere, me disse que mandou fazer o azeite num lagar desses modernos, embora ainda haja um lagar antigo na zona. E foi explicando que para o 2º teria de escolher a azeitona e o preço do pessoal... e o azeite está barato. De facto o agricultor tem de sobreviver... e ganhar nem que seja para pagar ao pessoal...

    ResponderEliminar