terça-feira, 8 de março de 2011

A CARNAVAL - "ZERYNTHIA RUMINA"

A "Zerynthia rumina",aparece pontualmente nesta altura do ano.
Com cores mais vivas,ou mais apagadas,parecendo indicar o período de letargia.

É das poucas borboletas com nome vulgar,Carnaval,julgo mais relacionado com a época em que mais se ve do que com as magníficas cores.
Quer nas cores,quer no vôo,lembra-me sempre um bailado e uma bailarina,Olga Roriz.
* *
Perguntava-me um amigo,onde ia buscar forças para resistir a tanta perseguição,ameaça,velhacaria.
Pois bem:
A um idoso embrulhado num cobertor à porta de um "posto médico",numa madrugada fria e chuvosa,à espera,sempre à espera,muito tempo à espera,para "marcar" uma consulta.
A uma ser humano mal tratado,seja mulher,criança ou idoso.
A um trabalhador explorado por vádios profissionais por opção.
A um povo roubado,explorado,tiranizado e enganado com copos,papas e meia bifana.
Ao asco que me dá a arrogante superioridade da imbecilidade.
Ao apego à cultura (também como meio de libertação),à verdade,à liberdade e à democracia.
Orgulho-me dos amigos.
Orgulho-me também,e muito,que alguns indivíduos não gostem,mesmo nada,de mim.
mário



3 comentários:

  1. Quem luta assim e com tamanha sensibilidade é, em si, um motivo de orgulho !
    bjs,

    ResponderEliminar
  2. Apesar da vida difícil que nada fizemos para merecer, somos prendados com estas delícias do Carnaval, ele próprio a vida.
    Linda a borboleta e belas as fotos.

    ResponderEliminar