quinta-feira, 29 de abril de 2010

AGRICULTURA BIOLÓGICA OU ECOLÓGICA

Também com o pedido de divulgação recebemos o convite para participar no encontro de discussão sobre as políticas para a agricultura biológica,lá estaremos porque:
Praticamos,há mais de quarenta anos,para consumo próprio,agricultura sem quaisquer produtos químicos de síntese;
Acreditamos numa agricultura não agressiva;
CREMOS SER O COMUNITARISMO A MELHOR FORMA DE ORGANIZAÇÃO SOCIAL;
A agricultura familiar é fundamental;
Não acreditamos em agricultura intensiva;
Não acreditamos em exploradores da terra ausentes e que nunca plantaram uma alface ou um nabo;
No campo encontra-se o que de mais humano ainda existe;
O poder só serve os grandes interesses;
Se não gritarmos não mamamos,nem o que nos pertence;
E,sobretudo porque,a agricultura biológica,ou melhor,ecológica é uma filosofia de vida racional,cultural e humana.
mário

2 comentários:

  1. Amigo Mário,

    Sabe-me bem, muito bem mesmo, ler estes textos.
    Amo a agricultura, dentro dos parâmetros que aqui defende.

    Parece impossível que as agressões à Natureza possam estar camufladas de agricultores... exploradores da terra, para além da exploração do Homem!

    Ah,... eles "trabalham" a terra!
    Não!(...)
    Violentam a terra.

    É evidente que o tema dá pano para mangas.
    É evidente que tive uma sorte doida em a Austeriana me ter dado a dica da existência do seu blog!

    Estou muito grato aos dois.

    Sou um interessado nestas matérias. Como disse antes, até apaixonado!
    Estarei mais por aqui para aprender, do que para comentar!

    Mário:
    - não dá para "desconfiar"... eu ter chamado ao meu blog de Alfobre?

    Até lá tenho uma pequena foto de letras soltas, às quais chamo 'sementes'...

    Um grande abraço

    César

    ResponderEliminar
  2. Olá.
    Vemos os grandes mercados cheios de produtos hortícolas de grandes dimensões, lustrosos, e lindos...mas se nos debruçarmos um bocadinho sobre o assunto veríamos que eles são assim porque estão cheios de químicos para os fazer crescer muito e depressa , por que há muitas bocas para alimentar.
    Pois! É verdade, mas também não me parece que esses elementos químicos nos façam bem, por isso tenho vindo desde há três anos para cá a cultivar o meu pequenino quintal...não tem sido fácil, porque a terra é muito má(cheia de pedras e entulho da construção), mas, devagarinho tenho tido os meus triunfos. Não aplico fertilizantes, só estrume de cavalo. Não aplico inseticidas, só uma sabonária forte e os afídeos vão embora (depois vêm outros...mais sabonária).
    Na verdade, já vou conseguindo alfaces, couves, ervilhas, favas, tomates, cebolas, coentros, várias ervas aromáticas e de chá, morangos, limões,rabanetes, beterrabas, cenouras, alho-francês, e por aí fora. Uma coisa eu garanto, os seus sabores não têm nada a ver com os de compra . São mais pequenos, mas mais apaladados e doces, além de não andar a dar químicos encobertos á minha família.

    Se dá trabalho?
    Sim, muito mas vale a pena.

    Beijos

    ResponderEliminar