terça-feira, 23 de novembro de 2010

"BICO GROSSUDO",CRIMES E CRIMINOSOS

Esta magnífica ave é um "Coccothraustes coccothraustes",vulgarmente conhecido como Bico-grossudo.
Encontrei-o morto,com prefirações de chumbo de caça,ontem quando procurava cogumelos.Ainda tinha uma mancha de sangue na asa.É uma ave tímida,poucas vezes observada.
Até quando se vão permitir crimes destes mesmo no Parque Natural da Serra da Estrela/Rede Natura 2000?
Concerteza não foi cair no muro da quinta.Parece uma vil,imbecil e insana provocação.É o desrespeito pela vida e pela natureza.São resquícios de vandalismo torpe e ignorante cada vez mais evidente e atrevido.
Estava a recordar outros crimes e outros criminosos.
As visitas indesejadas lembraram-me o caseiro de Cerejais.Caseiro de uns quaisquer pançudos,armados em nobres ignorantes.
Era homem de poucas palavras,sombrio,recordava com azedume as visitas dos senhores.
Todas as casas,por mais humildes,no Nordeste,tinham uma divisão caiada,mobilada e impecavelmente limpa,só utilizada para receber visitas ditas importantes.
Contava:
-Primeiro ainda vinha o fulano sózinho,comia, bebia e estragava.Depois passou a vir com uma seita deles.Comiam-me,num só dia ,o presunto e o fumeiro que havia para governar a família todo o ano.Vinham à caça.Eram eles e os cães.Comiam,bebiam,estragavam e,no fim,mesmo os ossos com que poderia fazer o caldo aos filhos deitavam-nos aos cães.Sempre com falsas gargalhadas de imbecis psicópatas e ladrões do meu trabalho.
Era duro ver ali estragar o pão e o porco,ver a fome da família a chegar e ter de mostrar boa cara.Se os filhos reclamavam ainda tinha de lhes dar algum tabefe.
Nunca mais me apeteceu rir para ninguém.
Porque diabo as cenas dos últimos dias me haviam de fazer lembrar esta história?
Guardo a memória do caseiro.
Dos nobres pançudos nunca soube sequer o nome.
Aqui fica este encantador "Inachis io".Nada tem que ver com os pançudos.O nome vulgar "Pavão" é que me parece bem apropriado.
mário

5 comentários:

  1. Hai xente que amosa moi pouco respeto pola vida, que sentido ten matar por matar, para tiralo despois no monte? por que á caza se lle segue a chamar deporte?, que ten de deportivo?

    Un saudo.

    ResponderEliminar
  2. Faço minhas as palavras do comentador anterior. É a tal diferença entre gente e seres humanos com que infelizmente temos que lidar.


    Um abraço...
    E haja paciência?

    ResponderEliminar
  3. Mário, a história do Caseiro fez-me lembrar tantas e tantas histórias que ouvi do caciquismo transmontano de outrora!
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. É um acto criminoso, este!
    Cuidado com os cogumelos...

    ResponderEliminar
  5. É vergonhoso matar um passarinho em pleno voo, belo, inocente, que vai na sua vida sem fazer mal a ninguém.
    Eu, que sou pacífica, guardava esses chumbos para outras aves...
    Grande abraço

    ResponderEliminar