segunda-feira, 27 de junho de 2011

"ACCIPITER NISUS" E O AR

Julgo tratar-se de "Accipiter nisus",vulgo Gavião-da-europa.
Aparece ,com alguma frequência,junto do galinheiro.

Aqui a tentar entrar através da rede de protecção e,por vezes,consegue.Deverá,por isso,tratar-se de um macho pois é bem mais pequeno do que a fêmea.

Não constitui qualquer perigo para as galinhas,nem sequer as ataca,é,muitas vezes,atacado por elas.

No galinheiro tenta apanhar os pardais,estes,quase sempre em bandos,entram no galinheiro em busca de uma refeição fácil,o trigo biológico com que alimento os galináceos.



Estava tão entretido a observar os pardais.Permitiu uma aproximação encoberto pela macieira de Pêro-rei ,ou Pêro-coroado.

Quando me viu lá partiu no seu voo característico,batidas rápidas alternadas com voo planado.


* *

Desde há muito tempo tenho reparado nos inúmeros aviões a sobrevoarem a zona da Serra da Estrela,por vezes centenas por dia.
Já aqui chamei a atenção para o fenómeno.
Quando me levanto mais cedo,em vez de um ar límpido e com cheiro a campo,encontro um ar irrespirável e com cheiro a,sei lá,enxofre ou amoníaco.

Para uma região que quer fazer alarde da qualidade do ar impunha-se,pelo menos,uma investigação e explicação cabal do fenómeno.

Conheço crianças de tenra idade que já não saiem de casa sem tomar medicamentos para as alergias.

ISTO NÃO ALARMA NINGUÉM?

Se tiverem curiosidade em saber mais uma busca em "CHEMTRAILS" -chem de chemical,químico,e trail de rasto,fuga -avança algumas explicações.Encontram-se mesmo videos do fenómeno gravados sobre Penamacor.

Pode ser sintam necessidade de dar mais explicações se mais gente as exigirem.

mário

3 comentários:

  1. Giro, o gavião!

    O tráfego aéreo já não é tão engraçado. Será em prol do turismo? Por aqui sei eu que em tempos pousavam aviadores estrangeiros, e que por coincidência aconteciam voos razantes nas praias e na cidade quando eles por cá andavam. Em muitas coisas somos tratados e permitimos ser o 3º mundo da europa.

    ResponderEliminar
  2. Curioso este post. Fico com curiosidade sobre a investigação. Pensei que se trataria de uma rota normal da aviação comercial...
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Tão bonito, o gavião! As tuas fotos transportam-me aos tempos em que vivia ao lado da natureza, com os pés na terra, a adorar os bichos, a estudar-lhes o comportamento e a aprender com eles (e se aprendi!).
    Sobre as rotas , espero que se procedam a estudos capazes de avaliar o impacto no ambiente e se apure as consequências na natureza e seres humanos.
    bjs,

    ResponderEliminar