quinta-feira, 29 de outubro de 2009

CÉSARES E AMANITAS

Não,não é um ovo bem cozinhado e com a clara de fora.É uma Amanita dos Césares,"Amanita caesarea",a começar a sair da volva.
Aí está na fase já adulta.Uma beleza.

O nome,Amanita dos Césares,deriva do facto de este fungo ser muito apreciado,já na Roma antiga,pelos Césares.
Há várias amanitas mortais,"Phalloides,Virosa,Verna"(esta mais primaveril),etc.,estas tão tóxicas que podem causar graves problemas apenas tocando-lhe,se tal acontecer devem lavar-se as mãos cuidadamente,mais do que para prevenir a gripe A.
Os Césares,antes de as comerem,davam-nas a provar aos escravos,se estes não morressem então,comiam eles.
Ainda hoje há para aí umas alimárias que fazem isso com os animais ditos domésticos,cães e gatos.De pouco lhes valerá.Os animais têm defesas e tolerâncias,em relação aos venenos, diferentes das nossas.Essa prática só serve para provarem quanto estão abaixo de cães e gatos na evolução.São os Nero,também César,da actualidade.
Atenção,para identificação tenho quase a certeza que é a "Amanita caesarea",se me perguntam ,comia-a? Não.Na dúvida nunca.
mário
Post scriptum:A distinta pintora e escultora MARIA LINO,em mais uma iniciativa da LUZLINAR vai no dia 21 de Novembro,entre as 10h e as 17h,instruir sobre cogumelos,quem quiser vir até às Terras de Bandarra-Feital-Trancoso.
Os esclarecimentos técnicos estão muito bem entregues ao biólogo José Conde.
A arte culinária a cargo do irmão da artista.
Aqui ficam os contactos: 271881245 - 938723037.Para mais informações aceda a



2 comentários:

  1. A minha sogra tem-se por especialista em «miscaros». Costuma apanhá-los nas matas em redor da casa perto de Trancoso. Estou constantemente a avisá-la mas, com os seus 8o anos de mulher do campo, olha-me com paternalismo e não me liga nenhuma. Nesta altura, foi para cima, por causa das castanhas, etc... Vou dar-lhe estas informações!
    Abraço!

    ResponderEliminar
  2. É concerteza uma pessoa experiente.Não correrá riscos.
    A provocação prendia-se mais com a informação sobre a LUZLINAR.É uma excelente pintora e escultora com iniciativas,a todos os títulos louváveis.
    O dia dos fungos será muito especial.

    Cordial abraço,

    mário

    ResponderEliminar