terça-feira, 1 de junho de 2010

CARDUUS NIGRESCENS ?

Este magnífico cardo apareceu na parte mais elevada da quinta.Vimos apenas dois pés.Poderá tratar-se do "Carduus nigrescens".A ser assim é um endemismo da Peninsula Ibérica.
Há muitas espécies de cardos.
Os distintos amigos que nos visitam confirmarão ou infirmarão.

Em toda a sua beleza.

Se tivessemos a coragem de pôr alguns nas cadeiras almofadadas,exageradamente almofadadas,desses senhores,talvez se levantassem.
Quem vai ao ar perdeu o lugar e quem vai ao vento perdeu o assento.


Este Falcão-abelheiro,que por acaso é uma águia,"Pernis apivorus",fotografado a preparar o ataque,serve para uma brincadeira com o amigo César Ramos.
Deu um piparote no manche,meteu flaps full,estabilizadores a zero e pronto a entrar em folha seca.Espero ataque onde é preciso.
Não é nenhum "pé de chumbo".
Fez-me lembrar,também, o amigo Onório com quem fiz muitas horas de vôo nas "avioas" a meter água e tudo.
mário


2 comentários:

  1. Amigo Mário,

    Não foi por causa dos picos do "Carduus nigrescens" que cheguei atrasado ao comentário.

    Como diria Roberto Carlos [no calhambeque], é que "mil garotas estavam me esperando..." não a minha "carona", mas notícias minhas e..., uma senhora não se deve fazer esperar!

    Já cá tinha estado, e apreciado este belo exemplar de "Pernis apivorus".
    Visto cá de baixo, parece
    um avião Antonov!... daqueles que tapam o Sol!

    Se experimentou a 'folha seca' e não regorgitou...
    parabéns porque tem um estômago perfeito.

    Achava curioso apresentarem as ementas dos restaurantes com nomes das espécies em latim!
    Se Messe[rancho fino militar]também é Missa, lá porque a Igreja deitou o Latim para o lixo, era giro a restauração apresentar os pratos em latim.

    Se calhar, tal como nos vómitos da 'folha seca', em latim, ninguém comia nada a pensar que estava a comungar!

    Gostei desta sua aplicação do "jargon" de voo, pois, tirou-me do 'hangar' as saudades das aerovias (...)

    Cordial abraço

    César

    ResponderEliminar
  2. Meu caro César

    Os amigos,simplesmente,chegam.Nunca chegam tarde.
    Isso mesmo,o Roberto também era o mais ouvido na messe,ou na missa,em Bissau.
    As senhoras nunca se desconsideram,mesmo as que fazem despenhar um coronel.
    Também penso estar o latim mais consentâneo com os trajes de baronete e os salamaleques do ritual.
    Na restauração era óptimo.Haveriam muitos a comer carapaus por caviar.
    Atrasado,atrasado,só chegava aquele pimpão director geral.Um dia perguntei-lhe as horas,olhou atentamente para o relógio e,com um esgar lateral,"são 5".Então já saiu o pessoal todo têm de ser mais.
    -"É que eu temho sempre o relógio atrasado 30 minutos,é o coeficiente de importância que atribuo a mim mesmo" dizia a arrogância.
    Um abraço,
    mário

    Post scriptum-As libélulas sempre me lembraram as avioas de asa dupla,por isso as coloquei a seguir.

    ResponderEliminar