Esta libelinha julgo ser a "Sympetrum communis".Mas julgo mal,segundo o amigo Fernando é uma "Crocothemis erythraea".
Andava a disputar o território e a alimentação com esta.
Não a identifiquei.Fica para os especialistas,mas lá que é linda é.Diz também o amigo Fernando que é uma "Libellula depressa".Aqui,ficam agradecido e com todo o gosto,as correcções.
O prometido é devido.Estou a pagar a promessa feita à distinta amiga,autora do blogue erudito "FALCÃO DE JADE".
Aqui fica a fotografia do Sabugueiro,este teima em resistir nas escadas da casa,"Sambucus nigra",ao qual,nos Açores,também chamam "Rosas-de-bem-fazer",como o Falcão com os seus textos e fotografias.E faz tanta falta quem se incomode com o sofrimento alheio,lucidamente,neste mundo de imbecilidade oficial.
mário
Post scriptum:
Ontem,o TMG,proporcionou-nos uma excelente noite de jazz.Um americano,Tim Berne,só se interessou por música aos 20 anos,no sax e,um francês,Bruno Chevillon,no contrabaixo.A procura de novos sons e a liberdade que deixa a falta de bateria no ritmo,encantaram-me.De batida repetitiva e monótona estou um bocado cansado.
Amigo Mário! Não sou especialista, mas tenho um bom guia de campo e alguma experiência. A libélula de cor vermelha é uma Crocothemis erythraea, de distribuição ampla pelo mediterrâneo e África. Trata-se de um indivíduo macho. A espécie de abdómen azul é uma Libellula depressa, também um macho, distribuída pela Europa e Ásia Central.
ResponderEliminarA Quinta é um nicho de biodiversidade impressionante!
Abraço
Caro Fernando.
ResponderEliminarMuito obrigado.
Estão feitas as correcções.
De facto é pena que nem todos e,sobretudo o poder,não queiram sequer saber.
Um abraço,
mário
Olá amigos.
ResponderEliminarPor vezes parece que estou a brincar mas, por norma, quase nunca brinco!
Daí que peço que me levem a sério ao lerem o que vou escrever: não é uma delícia... um espanto de encantar, o comentário de Fernando Romão?
Isto se fosse dito em "eduquês", teria de meter uns fora de jogo, ou outros impropérios futebolísticos da insanidade mental internacional!
Ahhh!... assim..., sem sair do quintal, como o P.R. manda,... é outra loiça! Bolas, lá fui buscar umas iniciais do "poder"!
Perdão!...
no fundo..., qual poder?
Lindas fotos, e esplêndidas explicações sobre estes bichinhos todos que,... se soubessem os nomes pomposos que têm..., eram candidatos a mandar no mundo!
O interessante é que mandam... ou não fossem os grandes 'soldados' da Natureza (...)
Abraço amigo.
César
Meu caro amigo, venho agradecer as "rosas de bem fazer" que, tão gentilmente, me ofereceu...
ResponderEliminarMuito obrigada pelas suas palavras além das belas imagens da simples flor do sabugueiro.
Um abraço agradecido do Falcão