Como não tenho fotografia da fénix,deixo aqui o Trinca-pinhão,para ilustrar o desejo de total recuperação do HOT CLUBE DE PORTUGAL,depois do incêndio no prédio da Praça da Alegria,onde estava instalado.Sempre lhe chamamos Hot Clube de Jazz mas não,jazz era palavra maldita,não podia usar-se,por isso criaram uma associação cultural e recreativa.Foi por lá a nossa iniciação aos Espirituais Negros.Por lá passávamos os tempos de lazer.Moramos quase em frente,do outro lado da praça,por cima da esquadra da PSP.
Ouvimos,também por isso,com desgosto a notícia do incêndio.
Um turbilhão de recordações.
Aquele dia de 62 ou 63,vinha da Boa Hora,raio de nome para dar a um tribunal,a caminho da 4ª Vara no Príncipe Real,acompanhado pelo Delegado do MP Faria e Sousa,oriundo da Guarda,julgo,quando,ao dobrar a esquina da Avdª. da Liberdade para a Praça da Alegria,somos interpelados por um fulano de metralhadora em punho,aperrada,plantado à nossa frente.O Dr. Faria e Sousa,com o seu ar pachorrento e muito calmo,volta-se para o individuo e pergunta:-Olá,então já começou a caça?
Isto foi depois do célebre grito no cinema ali aos Restauradores.
Estes dois frutos de Medronheiro,"Arbustus unedo",servem para ilustrar a diferença entre dois arbustos.Um fruto é,como vulgarmente,redondo achatado,o outro oblongo.Srá alguma variante?
Está a começar com várias exposições já marcadas e muitas visitas de crianças já programadas(algumas para crianças com necessidades especiais).
Com a discussão do sexo da crise não queremos distrair-nos.
mário
Medronheiros também gosto! O meu pai (sempre as histórias do meu pai...) costumava apanhar medronhos para nós... Com cuidado, dizia, por causa do "álcool".
ResponderEliminarUma amiga da minha terra (Alentejo)tem imensos medronheiros lá na quinta, na Serra de S. Mamede, e contou-me que quando os frutos estão maduros os pássaros comem-nos e depois andam ébrios a voar e vão bater nos troncos das árvores...
Achei uma história linda.
Olá
ResponderEliminarAqui,no excelente clima do Mondego,mesmo estando junto a Guarda,Temos muitos sinais da influência mediterrânica.
Alguns medronheiros parecem ser diferentes na forma.
As aves comem os medronhos e,quando muito maduros iniciam a fermentação,podendo ficar algo ébrias.
Há três espécies de borboletas a adorar os medronheiros.Em fase de lagarta alimentam-se da folha.
Cordial abraço,
mário