sábado, 16 de janeiro de 2010

MANUEL ANTÓNIO PINA E O FALCÃO PEREGRINO

Esta magnífica ave foi fotografada,em 14-01-2010,cerca das 15 h,sobrevoando a quinta Stº. António,no Vale do Mondego.Pelo bigode característico,pelo tamanho e pela silhueta,julgamos ser o Falcão peregrino,"Falco peregrinus".Como curiosidade,esta ave pode atingir,em vôo picado,mais de 300 Kms/hora.
É raro e tem,legalmente,um estatuto de protecção muito elevado-CITES I e anexo I da Directiva Aves.Era um par.Parecia em namoro e procurando lugar de nidificação.

Logo foi escorraçado a tiro.Mesmo estando na área do Parque Natural da Serra da Estrela/Rede Natura 2000.
As principais ameaças - PILHAGEM DOS NINHOS E CAÇA.
Sobre caça,com a devida vénia,deixamos aqui o texto publicado no JN por Manuel António Pina.
EDUCAÇÃO PARA A MORTE
A chamada Casa do Pessoal da RTP tem-se notabilizado pela sua particular vocação para espectáculos sangrentos que a própria estação, seguindo o seu não menos particular entendimento de serviço público, abundantemente promove, oferecendo com regularidade aos queridos telespectadores a "exquise" oportunidade de se divertirem como zulus assistindo à humilhação e sofrimento de animais a cargo de profissionais do género.Há quem chame "arte" a isso, como há quem chame "arte" a tudo e a um par de botas, incluindo a caluniada arte da morte. Mas só gente totalmente insensível vê beleza no binómio de Newton e na Vénus de Milo e não experimenta a mínima emoção estética vendo um touro agonizar babando-se em sangue ou o cadáver de um javali gloriosamente perseguido (como sucederá na "montaria" que a Casa do Pessoal da RTP organiza no próximo fim-de-semana) por 325 heróicos e "artísticos" caçadores mais 25 matilhas de cães. Daí que a Casa do Pessoal da RTP e a RTP se empenhem na "educação para a arte" dos 74% de portugueses que não gostam de touradas (nem, se calhar, de cadáveres de animais baleados).
APROVEITAMOS PARA LEMBRAR:
ESTÁ A DECORRER NA GUARDA O CICLO MANUEL ANTÓNIO PINA,DESDE HOJE,16 ATÉ 22 do corrente mês de Janeiro.
VER O PROGRAMA NO BLOGUE DO TEATRO MUNICIPAL DA GUARDA.
mário



9 comentários:

  1. O falcão peregrino interessa-me "et pour cause", mas mais importante é o acontecimento que o amigo "trepadeira" anuncai: O "Ciclo Manuel Pina".
    Grande jornalista, pessoa digna, sempre pronta a ver e denunciar as injustiças e os abusos...
    Deixem em paz o falcão peregrino, deixem viver o javali que consegue ainda sobreviver, o touro bravo que não quer morrer!
    Haja respeito pelos animasi...já que tão pouco parecem ter pelos outros homens...

    ResponderEliminar
  2. Boa noite.

    Muito obrigado.Partilhamos a admiração por Manuel Pina e o amor por todos os seres.

    Quando acabar a época de perseguição,tortura e morte ,autorizadas,dos animais,espero poder fotografar condignamente o Peregrino,para oferecer ao Falcão de Jade.

    Cordial abraço,
    mário

    ResponderEliminar
  3. Eu sou uma inveterada optimista. Fico à espera da fotografia do falcão peregrino.
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. "O Tesouro", os anos 70 do século passado contados aos mais novos. Fala-se de demcracia e LIBERDADE, que é coisa, conceito e significado, que os caçadores "amigos da natureza" não herdaram do dia da mudança política. Que, confirmamos agora, e não só por esta realidade, continuou política mas pouco ou nada teve de mudança.
    O texto de Manuel António Pina cujo título mencionei no início, deverá ser útil para que os mais novos descubram o que era e o que mudou. Os adultos que continuam a desrespeitar o ambiente natural (incluida a fauna) que os rodeia, dificilmente mudarão. São politicamente vesgos, socialmente retrógrados e eticamente absurdos.
    As arenas romanas deixaram de ter razão de existência pelo reconhecimento da sua expressão de barbárie. Ninguém agora as defenderia. Então, porquê manter acções bárbaras, apenas porque se fazem há muitos anos? Por tradição? Ou por miopia social, moral e cívica?
    Levanto a minha palavra, em defesa dos animais que, não tendo direitos jurídicos, não deixam de impôr aos humanos deveres inalienáveis.

    ResponderEliminar
  5. Olá LOUCOS.

    O vosso nome fez lembrar aquela máxima romana "stultitiam simulare loco summa prudentia est",desculpem a latinada,em tradução livre "fingir-se louco,no momento oportuno,é de grande sabedoria".
    Vocês provam serem loucos sábios.
    Muito obrigado pelo apoio e incentivo.Espero encontrar-vos por aqui mais vezes.
    Um cordial abraço,
    mário

    ResponderEliminar
  6. è imprecionante como ainda há quem se diga "evoluido" e ande á caça de animais para se divertir e praticar uma "arte". Maltratar os animais é uma forma de mostrarmos quem somos no nosso intimo, é neles que os humanos descarregam as suas frustações, e depois acham-se superiores a tudo... coitados, ainda têm tanto que aprender com os seres ditos inferiores (animais), que só matam para comer ou em sua defesa.
    Beijos

    ResponderEliminar
  7. Minha cara Pandora

    Com o esforço de todos conseguiremos mudar.

    Sempre aprendi mais com os animais do que aprendi com alguns humanos.

    Cordial abraço,
    mário

    ResponderEliminar
  8. Mais um comentário por causa do que os animais nos ensinam... Tenho nos olhos o exemplo do meu cão Zac que atravessou continentes e sempre acolheu bem a "diversidade": amigo, atento aos outros, delicado. Inesquecível.

    ResponderEliminar
  9. Como era bom se os humanos fossem assim.

    Cordial abraço,
    mário

    ResponderEliminar