quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

COVILHÃ - GUARDA E RABOS

Enquanto não acaba a época da chacina autorizada dos animais,vamos fotografando alguns visitantes da charquita ali na fraga.
Quando consegui,ontem,fotografar esta fêmea de Rabirruivo-preto,a ostentar o magnífico rabo ruivo,lembrei-me de provocar o desconhecido amigo,autor do excelente blogue "Cântaro zangado",José Amoreira e o seu lindo Rabirruivo.Logo desisti.
Com esta sanha de comparações,pouco amistosas,entre a Covilhã e a Guarda,ainda haveria alguém capaz de se lembrar de vir medir os rabos,dos Rabirruivo,claro,e as aves não têm culpa rigorosamente nenhuma.O bairrismo exacerbado só pode levar à cegueira e criar ódios onde deveria haver amizade e colaboração.
Não seria melhor cada cidade pensar no seu próprio desenvolvimento,com as características que tem,sem copiar ou invejar ninguém?
Ou quererão todos os da Covilhã vir viver para a Guarda e vice-versa?
Por mim fico-me por Belmonte.

E,indiferente a tanto desperdício de energias,lá continua a fêmea de Rabirruivo-preto a tomar o seu,dela,banho.

Aqui meia espantada,confundindo-me com algum "paparazi" e,ninguém tem o direito de incomodar,quem quer que seja,no banho,muito menos uma senhora e fotografando-lhe o rabo.
mário
Post scriptum-Tenho para ali também uns achados arqueológicos cá da quinta,uns cacos,umas pedras,umas tegulae (telhas romanas),etc. ficam para uma próxima.


5 comentários:

  1. Amigo Mário, magníficas capturas da intimidade de uma Rabirruivo!
    Plenamente de acordo em que se acabe com os bairrismos, que muitas vezes até acontecem dentro de própria "casa"...

    ResponderEliminar
  2. Caro Fernando

    Tais inculcas vindas de tão distinto profissional da fotografia deixam-nos agradecidos.É,também,a amizade do Fernando a falar.

    Conseguimos hoje registar um,julgamos pelo bigode e silhueta,falcão peregrino.Era um casal em jogos de namoro.Logo foi escorraçado aos tiros.Pensamos que com maior sossego e protecção poderiam nidificar por aqui.
    Vamos colocar a foto mais nítida no blogue.

    Um grande abraço,
    mário

    ResponderEliminar
  3. Olá, Mário.
    Eu acho que podemos comparar os rabirruivos. O seu bate o meu aos pontos! (Mas eu já estava com pouca luz e para além disso, com medo de o assustar, fotografei através de uma janela. Ou seja, isto não fica assim e na próxima oportunidade hei-de tirar a minha desforra!)

    Quanto aos bairrismos exacerbados, caramba, que tolice! Eu creio que a Covilhã tem tudo a ganhar com o Teatro Municipal da Guarda, com o Museu do Pão ou o CISE em Seia, com as magníficas florestas de Manteigas. Creio que todos os concelhos da região têm a ganhar com o H2Hotel de Unhais, também. O que de bom há num concelho traz vantagens aos demais!

    O bairrismo que temos é ao contrário. É um que fica contente se as coisas dos outros falharem, mesmo que isso seja prejudicial para nós também...

    E é uma coisa tão pequenina! A Covilhã e a Guarda estão a 40 km de distância! Nós moramos praticamente no mesmo sítio!

    Um abraço amigo
    José Amoreira

    ResponderEliminar
  4. Caro José Amoreira

    Espero sirva,toda esta brincadeira,para dar a conhecer e sensibilizar para a preservação da fauna e flora.

    Aquela beldade,nos asseios diários,foi fotografada de dentro do invernário e,de pé,em cima de uma cadeira,imagine.

    Um cordial abraço,

    mário

    ResponderEliminar