sábado, 2 de maio de 2015
MUNDO RURAL, 1º DE MAIO E A RÁDIO
O PROGRAMA "MUNDO RURAL" QUE, DE QUINZE EM QUINZE DIAS, COM TODO O PRAZER, FAÇO NA RÁDIO ELMO 99.1, CAIU, DESTA VEZ, NO DIA UM DE MAIO.
AQUI RECORDANDO O MASSACRE DE OPERÁRIOS, EM CHICAGO NO ANO DE 1886, QUANDO MAIS DE MEIO MILHÃO SAÍRAM À RUA EM PROTESTO PELAS MAIS DE 12 HORAS, ÀS VEZES 16 HORAS, DE TRABALHO. FORAM BARBARAMENTE ASSASSINADOS, À ORDEM DOS EXPLORADORES, PELAS FORÇAS DITAS DE SEGURANÇA.
EM HONRA DOS "MÁRTIRES DE CHICAGO", TRÊS ANOS MAIS TARDE, EM PARIS, O CONGRESSO OPERÁRIO INTERNACIONAL DECRETAVA O DIA 1º DE MAIO COMO O DIA INTERNACIONAL DOS TRABALHADORES.
E, COMO O PROGRAMA É SOBRE O MUNDO RURAL, A AGRICULTURA FAMILIAR, TAMBÉM LEMBREI O BÁRBARO E CRUEL ASSASSINATO DE CATARINA EUFÉMIA, MORTA COM O FILHO DE OITO MESES AO COLO, POR UM ESBIRRO COBARDE, DITO OFICIAL DA GNR, COM TRÊS TIROS À QUEIMA ROUPA PELAS COSTAS, QUANDO PEDIA TRABALHO E PÃO, REIVINDICAVA UM AUMENTO DE UM CÊNTIMO POR DIA, ISSO MESMO UM CÊNTIMO POR DIA. UM CRIME QUE O ASSASSINO NUNCA PAGOU.
ERA ASSIM O REGIME FASCISTA.
TUDO ISTO ANTES DA INTERESSANTE CONVERSA, SOBRE OS PROBLEMAS DA AGRICULTURA, COM O MEU AMIGO, VIZINHO E TAMBÉM AGRICULTOR, MANUEL COELHO.
JÁ NA GUARDA INTEGRADO NO CONVÍVIO DOS TRABALHADORES.
mário
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Que nunca te doa a voz
ResponderEliminar